Gastronomia

Notícias

Turismo

Ouça este post.

iFood e Decolar ampliam parceria e criam programa que transforma pedidos em viagens

Genilson Coutinho,
12/11/2025 | 19h11

Em um passo significativo para o mercado de viagens e de conveniência online, o iFood e a Decolar – empresas de tecnologia líderes em seus segmentos – anunciam a expansão de sua parceria para toda a base de usuários do aplicativo de delivery. Agora, todos os consumidores poderão acessar a nova categoria ‘Viagens’ e participar do programa de fidelidade da Decolar, o “Passaporte”: a cada pedido feito no iFood, os consumidores ganharão pontos. A iniciativa, testada em um formato limitado desde maio, agora ganha escala nacional.
Esta integração permite que todos os 60 milhões de usuários iFood transformem seus pedidos em oportunidades de viagem, enquanto os assinantes do programa de benefício Clube iFood aproveitam uma proposta de benefícios ainda mais atrativa, com vantagens exclusivas. Para começar a acumular, basta o usuário assinar o programa, no próprio app.
Resultados de fase de testes
A parceria tem apresentado resultados expressivos. Durante a fase de testes no app do iFood, que contou com diferentes formatos, a sinergia entre as empresas chegou a representar, em outubro, 4% da receita da Decolar no segmento de consumo.
Um dos modelos, que permitia acumular pontos na Decolar (através de seu programa de fidelidade Passaporte) a cada pedido no iFood, envolveu 370 mil consumidores e foi responsável por cerca de 30% das transações dessa fase de testes, em outubro. O resultado indica que, além de utilizar o serviço de viagens, os usuários demonstraram alto engajamento para trocar os pontos por descontos em benefícios e experiências.
A parceria tem se mostrado um canal importante de aquisição e conversão:

● Aproximadamente 50% dos compradores que chegam na Decolar pelo iFood correspondem a clientes novos ou reativados da plataforma de viagens

● Os usuários vindos do iFood para a Decolar apresentam taxa de conversão mais de duas vezes superior à de outros canais

● A taxa de instalação do aplicativo da Decolar entre visitantes alcançados pelas iniciativas dentro do app iFood é duas vezes superior à observada entre os que chegam por outros canais

● Desde o início dos testes, as vendas pelo canal iFood vêm crescendo, em média, 20% por semana. Entre os usuários que aderiram ao programa de pontuação, cerca de 80% são novos para a Decolar

Transformando mais pedidos em viagens e levando a experiência para todos os clientes
A cada pedido de qualquer categoria (Restaurante, Mercado, Farmácia e outros), os usuários podem acumular pontos Passaporte Decolar. Para verificar os pontos acumulados, basta acessar a aba de “Destaques do iFood” – presente no menu de categorias – e clicar em “Viagens”. A proposta difere para quem for do Clube iFood.
Assinantes do Clube iFood: receberão 2.500 pontos de boas-vindas no momento da inscrição (equivalente a cerca de R$70). Além disso, cada 1 real gasto no iFood vai valer até 2 pontos no Passaporte Decolar, que devem ser usados no período de três meses. É possível acumular até 2100 pontos. Esses benefícios se somam à vantagem já disponível desde maio: até 25% de desconto para clientes Clube em diversos produtos na Decolar, que podem ser combinados para reduzir ainda mais o preço das viagens.

Demais usuários: cada 1 real gasto no iFood será transformado em quase 1 ponto na Decolar, com um limite de até 1.050 pontos por mês. Os pontos expiram em três meses.

Mais que uma parceria: um ecossistema em expansão

Para o iFood, a iniciativa consolida a evolução do aplicativo como uma plataforma completa de conveniência. As vantagens exclusivas entre as duas empresas criam um ciclo de fidelização, que fortalece o relacionamento com o consumidor e amplia a presença das marcas em diferentes momentos do dia a dia.

A parceria é o primeiro desdobramento entre empresas do grupo Prosus na América Latina. A iniciativa reforça a estratégia global de aproximar companhias do portfólio para criar soluções que simplificam o dia a dia dos consumidores e impulsionam a inovação nos mercados em que atua.

“A expansão dessa parceria entre iFood e Decolar reflete a nossa visão de atuação em ecossistema dentro do grupo Prosus na região. A ideia é fortalecer a colaboração entre as companhias para impulsionar negócios e ampliar a proposta de valor para os consumidores brasileiros. Estamos falando de levar a conveniência a um novo patamar no país”, explica Henrique Iwamoto, chefe de Operações e Investimentos da Prosus na América Latina.
“A expansão da parceria com o iFood ressalta o propósito da Decolar de estar presente em todos os momentos da jornada do consumidor, oferecendo praticidade e uma experiência completa de viagem”, afirma Max Gonzalez head de Desenvolvimento Corporativo do Grupo Decolar e responsável pela operação da companhia no Brasil. “Com essa integração, conseguimos alcançar novos perfis de clientes e tornar o acesso a viagens mais simples e conveniente”.

Decolar, líder em tecnologia de viagens da América Latina

A Decolar oferece uma plataforma completa para planejamento de viagens, reunindo passagens aéreas, hospedagens, pacotes, aluguel de carros, ingressos, seguro-viagem e experiências locais, com pagamento flexível e atendimento especializado. A empresa também conta com o Passaporte Decolar, programa de fidelidade gratuito, em que cada reserva gera pontos, descontos exclusivos, acesso antecipado a promoções, condições facilitadas de pagamento e atendimento prioritário.