Wella Professionals e Casa 1 formam primeira turma de capacitação de profissionais trans
Wella Professionals, marca número 1 em coloração por mais de oito anos consecutivos e que acaba de conquistar também a liderança em tratamento profissional no Brasil, em conjunto com a Casa 1 formam sua primeira turma de assistentes de profissionais cabeleireiros. No dia 15 de dezembro, em cerimônia de formatura realizado na sede da ONG, em São Paulo, capital, a turma pôde formalizar e celebrar sua capacitação.
A parceria começou com a campanha “Ame e Deixe Amar”, lançada em junho deste ano com o Shampoo Invigo Love Edition estampado nas cores da bandeira LGBTQIAPN+, reforçando o apoio às pessoas da comunidade e a todas as formas de amor. Parte da venda do produto foi destinada a Casa 1 para promover por um ano a capacitação de pessoas trans, que enfrentam inúmeras barreiras para conquistar empregos formais no mercado de trabalho.
“A educação corre nas veias da companhia e é uma das formas para se abrir portas no mercado de trabalho e, por isso, programas de capacitação são tão importantes. Acreditamos que essa iniciativa de empregabilidade impulsionada pela Wella Company em conjunto com seu comitê de diversidade e a Casa1 contribui para fomentar uma sociedade mais justa trazendo representatividade e inclusão”, afirma Nathalie De Gouveia, General Manager de Wella Company no Brasil.
Com duração de 3 meses, os cursos de assistentes de cabelereiro para o público da Casa1, financiado por Wella Professionals, proporcionou aos participantes aulas com profissionais já inseridos no mercado, que para além da técnica também colaboraram com suas experiências em salões e eventos no ramo da beleza.
“Buscamos oferecer um programa bem completo, com aulas teóricas e práticas que abordam desde os fundamentos até questões contemporâneas da área de atuação de um profissional de cabelo. Além das aulas técnicas, tivemos também encontros sobre comunicação e boas práticas”, relataBrenda Amaral, Coordenadora de Comunicação da Casa 1.
“A formação é o início de uma jornada para o mercado profissional em uma realidade em que pessoas trans e travestis sofrem com a alta rejeição no mercado de trabalho formal. Apesar dos obstáculos, Wella Professional e a Casa 1 seguem com o propósito de transformar vidas”, acrescenta Nathalie.
Mais duas turmas serão formadas e seguirão o mesmo padrão, com aulas presenciais na ONG, localizada na Rua Adoniran Barbosa, 151, no bairro paulista Bela Vista.
Sobre a Casa 1
A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo, que concentra seu trabalho em três frentes de atuação: a república de acolhida para pessoas LGBTQIAPN+ expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero; o Galpão Casa 1, centro cultural que conta com atividades culturais e educativas; e a Clínica Social Casa 1, que realiza atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos pontuais e terapias complementares. No total, aproximadamente 3.500 pessoas são atendidas mensalmente, em variados projetos.
Sobre Wella Professionals
Há 140 anos, a Wella Professionals vem ditando tendências e caminhos para a indústria de cabelos. A empresa, que nasceu na Alemanha, está no Brasil desde a década de 1950. Atualmente, a Wella Professionals é parte Integrante da Wella Company, comercializando as marcas: Invigo, as linhas premium de tratamento Wella, como Oil Reflections e Fusion, Color Touch, Color Perfect, Illumina Color, Color Fresh, EIMI e Blondor. Hoje, o que começou como o sonho apaixonado de um cabeleireiro resulta em mais de 4 milhões de salões profissionais pelo mundo. A chave para esse sucesso é a paixão por cabelos combinada a inovação, educação e inspiração para os hairstylists.
Sobre a Wella Company
A Wella Company é uma líder global inovadora no setor de beleza que combina mais de 140 anos de sabedoria e experiência no setor com a dinâmica de uma entidade independente recém-formada. Completando dois anos como empresa independente, a Wella Company é uma das empresas de beleza que mais cresce no setor. A empresa tem um portfólio de marcas icônicas profissionais e de varejo para cabelos, unhas e tecnologia de beleza, incluindo Wella Professionals, O·P·I, ghd, Briogeo, Nioxin, Sebastian Professional e Clairol. A empresa atende legiões de artistas e proprietários em toda a comunidade profissional de cabelos e unhas em mais de 100 países. Todos os dias, uma comunidade diversificada de mais de 91 milhões de amantes da beleza e profissionais da indústria, influenciadores sociais, embaixadores, seguidores, colaboradores e clientes se envolvem e são impactados pelos produtos da Wella Company em todo o mundo. Com a crença de que os negócios podem ser um catalisador para mudanças positivas, a Wella Company atua para possibilitar que pessoas, organizações e sociedades prosperem coletivamente. As práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG, na sigla em inglês) estão no centro da agenda orientada por propósitos da Wella Company. Sustentabilidade e Diversidade, Equidade e Inclusão são fundamentais para quem somos, como operamos e como apoiamos a indústria e as comunidades que servimos. A Wella Company está construindo a melhor empresa de beleza do setor, garantindo que, quando o setor prosperar, nós prosperemos. E à medida que avançamos em nossa agenda para cuidar de nosso planeta e deixar um impacto positivo na sociedade, nos tornaremos uma defensora da mudança cujo legado será digno de nossa história icônica.
*(fonte: Kline Salon Hair Care Global Series, 2021)