Evento da APAE de Salvador discute desafios para ampliar a inclusão no mercado de trabalho
Nesta sexta-feira, 24 de julho, a Lei de Cotas completa 35 anos. Para discutir os avanços e desafios desse marco na inclusão de pessoas com deficiência, a APAE de Salvador promoveu um encontro sobre valorização e protagonismo no mercado de trabalho voltado para empresas, instituições, pessoas com deficiência e comunidade. O evento foi realizado no auditório Desembargador Olny Silva, na sede do Tribunal de Justiça da Bahia.
O encontro teve abertura da presidente da APAE de Salvador, Cláudia Rêgo, e participação do Desembargador Rilton Góes Ribeiro, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, e de Ana Carolina e Pedro Henrique, autodefensores da APAE de Salvador.
“A Lei Nacional de Cotas estabelece mais do que uma obrigatoriedade funcional para as empresas e organizações, ela propõe uma revisão de paradigmas e uma atuação conjunta de todas as instâncias que formam o modelo econômico que vivemos, para que a inclusão seja mais que um dever social, e se torne uma prática cotidiana que fortalece o mercado e revigora a economia”, destacou a presidente.
A programação contou com uma mesa de debate sobre a valorização profissional, com a presença de Jaqueline Braz, coordenadora de Assistência Social da APAE de Salvador; Fernando Gaburri, promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia; e Taís Arruti Lyrio Lisbôa, coordenadora Nacional de Fiscalização da Aprendizagem Profissional da Secretaria de Inspeção do Trabalho.
Segundo Jaqueline, a realização do evento é necessária para chamar atenção do Estado, das instituições privadas e de toda a sociedade. A coordenadora destacou o trabalho realizado pela APAE de Salvador. “Trabalhamos para que a entrada dos assistidos ao mercado de trabalho seja respeitosa e acessível. Atuamos justamente na superação das barreiras que ainda existem. Promovendo cursos, oficinas, atividades formativas, conscientizando aos assistidos e as famílias deles que eles são capazes de ocupar esse espaço”, afirmou a coordenadora.
Colaboradores que tiveram o apoio da instituição em sua trajetória no mercado de trabalho participaram do encontro, compartilhando experiências por meio dos depoimentos. Estiveram presentes Claudenilton Santos Conceição, Catiana Jesus Nascimento e Lúcia Maria da Silva Dias. O evento teve também programação artística com exposição de telas confeccionadas por usuários do Ateliê Coletivo de Artes Visuais e apresentação da Cia de Dança Opaxorô da APAE de Salvador.
A APAE de Salvador exerce um importante papel na aplicação da Lei de Cotas, com atuação no acompanhamento e preparo de jovens e adultos com deficiência intelectual para o exercício pleno de suas funções no trabalho, no acolhimento e atendimento às suas famílias, além do trabalho junto às empresas, contribuindo para a criação e o aprimoramento de processos inclusivos.
