‘Vou fazer minha cirurgia aos 68 anos’, celebra Emília Vieira ao ser convocada pelo SUS para cirurgia de redesignação sexual

Genilson Coutinho,
08/03/2023 | 13h03
Foto: Genilson Coutinho

Perfumada, elegante e feliz essas são algumas das marcas da dançarina aposentada e cuidadora de idosos, Emilia Veira, no auge dos 68 anos. Nascida em uma família de predominância masculina, Emilia sempre sofreu com o preconceito dos irmãos principalmente com o surgimento da AIDS, época que ela escutava deles que a doença era coisa de viado.
Mesmo com toda essa violência familiar, ela nunca se abalou e sempre se reconheceu como a mulher que é. Emilia superou a barreira da transfobia familiar e quebrou os dados sobre a vida de uma pessoa transexual e travesti no Brasil que é de 32 anos .
Além de todas as conquistas ao longo dos anos, a dançarina segue radiante com a convocação do SUS para a tão aguardada cirurgia de redesignação após o período de acompanhamento psicológico, por mais de 2 anos .
Ela conta que já passou por todos os procedimentos inclusive na escolha do tamanho da prótese e não esconde a felicidade da realização deste sonho.
“Vou realizar meu sonho que sempre foi a cirurgia de redesignação sexual, esse novo momento da minha vida é algo que não tenho como descrever, pois eu e muitas outras meninas sempre buscamos esse momento e tenho consciência que não chega para muitas. Estou prontíssima para o dia da cirurgia.” conta Emilia.
O Dia Internacional da Mulher não poderia começar diferente, pois mulheres incríveis como Emilia Vieira são inspiradoras.

Vida longa e muita felicidade a nossa querida Emilia e todas as mulheres!