Turismo

Tarifa de preservação do Arquipélago de Cairu aumenta para dar melhor destino ao lixo gerado nas ilhas

Genilson Coutinho,
13/09/2022 | 23h09

Aprovada pela Câmara Municipal de Cairu nesta segunda-feira (12), a Lei Nº 654/2022, promoverá um aumento na Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago – TUPA,  cobrada aos visitantes que adentram o destino. A mudança de valor – de R$20,00 para R$30,00, a vigorar a partir de 1º de outubro –  é provocada pelo aumento de despesas para a manutenção e preservação das localidades que compõem o município.

Com a mudança da tarifa, 50% do valor arrecadado será destinado para ações voltadas ao manejo, transbordo, transporte, triagem e compostagem até a destinação final dos resíduos sólidos das ilhas de Cairu/BA. Além disso, o recurso permanece sendo implementado na manutenção e preservação dos terminais hidroviários, monumentos históricos, praças, vias de acesso, praias e biomas do arquipélago. 

A cobrança da TUPA é realizada desde 2019. A tarifa é paga uma única vez pelo período de permanência do turista no arquipélago e possui isenção para crianças menores de 5 anos e pessoas maiores de 60. Desde agosto de 2021, o seu pagamento pode ser realizado pelo aplicativo Cairu TUPA. Desenvolvido pela empresa Cashpago; o app tem o intuito de evitar filas e fazer com que os visitantes possam antecipar a realização do serviço antes de chegar na Ilha.