Shopping de Salvador instala placas em banheiros masculino para inibir encontros casuais
Os encontros casuais dos Homens que fazem Sexo com Homens (HSH), nos banheiros públicos de Salvador continua gerando debates sobre o assunto, além de muitas reclamações e encaminhamentos para delegacia.
E para conter as práticas, estações de metros, cinemas e shoppings têm buscado conter as práticas com a implantação de placas com informações sobre as possíveis punições nas entradas dos banheiros.
Uma das placas na parede contém os dizeres: “A prática de ato obsceno em lugar público, ou aberto, ou exposto ao público, é passível de pena de detenção de três meses a um ano”.
O mais recente a utilizar a sinalização é o Shopping Bela Vista que, como forma de alertar e previnir que esses tipos de situações aconteçam, adotou placas educativas e instalações de câmeras nas escadas do shopping, além de reforçar o treinamento da equipe de segurança pata evitar possíveis encontros. O Dois Terços conversou sobre o assunto com os ativistas Toni Reis e Roberto Nery.
Para Toni Reis, diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e Doutor em Educação “as leis são para ser cumpridas. Se a prática de atos obscenos em lugares públicos é passível de penalidade, então, isso vale para todo mundo. Ninguém, por causa da orientação sexual, está acima ou abaixo das determinações legais. É uma questão até de educação”, destaca Reis.
O Dois Tercos consultou o presidente da Comissão da Diversidade da OAB Bahia, Dr. Roberto Ney sobre a utilização dessa placas neste espaços.
“Não há problema nenhum em fixar essas placas informativas por parte deste estabelecimento”, sinaliza.
No mês de setembro dentro das atividades do Setembro da Diversidade, o Dois Tercos irá realizar uma live sobre o tema dentro da sua programação.