Comportamento

Notícias

Social

Sexólogo lança projeto, no Dia dos Namorados, para desmitificar e quebrar tabus sobre sexo, corpo e prazer

Genilson Coutinho,
23/05/2024 | 15h05
anuario Mourao Foto: Ulisses Dumas

Presentes, reservas em hotéis ou motéis, lingerie especial, flores, espumante e trilha sonora. Tudo isso movimenta os casais que desejam comemorar o Dia dos Namorados, buscando criar um clima de romance, prazer e, principalmente, sexo. Mas, será que as noites especiais só precisam acontecer em datas comemorativas, como essa, ou em aniversários de namoro/casamento? Por que não manter o “fogo no parquinho” aceso trivialmente na relação com seu/sua parceiro/a? Esses são os questionamentos do sexólogo e doutor em Anatomia e Fisiologia Humanas Januário Mourão, que lançou o projeto “Prazer! Te Conhecer”, com objetivo de abrir o diálogo sobre sexo, corpo e prazer.

Professor PhD, há 25 anos, em Anatomia Humana, Januário costumava ouvir de seus alunos adultos, futuros médicos e fisioterapeutas, perguntas sobre sexo e sistema reprodutor que demonstravam o desconhecimento sobre o funcionamento do próprio corpo na busca de sentir e dar prazer. Foi assim que nasceu o projeto “Prazer! Te Conhecer”, que tem desenvolvido uma série de atividades para disseminar informação sobre sexo, a partir do funcionamento anatômico e fisiológico do corpo. “Nas minhas aulas, já tive alunas que perguntavam sobre a possibilidade de gravidez caso elas usassem a toalha do namorado. Contando ninguém acredita, mas existe um excesso de desinformação tão grande que causa consequências imensas relacionados a saúde, relações sociais, afetivas etc”, explica Januário.

No que diz respeito às relações afetivas, ele comenta sobre como não compreender o próprio corpo contribui para que as relações sexuais sejam realizadas de forma mecânica ou que momentos de prazer fiquem limitados a momentos especiais para os casais. “Gosto de falar sobre isso no Dia dos Namorados, não por ser contra a todo o movimento que os casais preparam para curtir a data, mas por não manter o clima no resto do ano”, completa Januário. Em seu site (https://www.prazerteconhecer.com/) e nas redes sociais, o sexólogo tem disseminado conteúdos que pregam a importância de não buscar modelos prontos ou métodos padronizados. Segundo Januário, “é importante que as pessoas saibam que não existem fórmulas para o prazer e que tudo depende do conhecimento e exploração do seu corpo e do seu/sua parceiro/o”.

Sobre o “Prazer! Te Conhecer.”
O “Prazer! Te conhecer.” é um projeto da Escola de Pensar, desenvolvido por Januário Mourão. Ele tem a propósito de abrir o diálogo sobre temas relacionados a prazer, corpo e sexo que, há séculos, são cobertos de preconceitos e tabus. Além do website e das redes sociais, com conteúdos que promovam informação e educação sexual e naturaliza a prática sexual, outros projetos estão sendo desenvolvidos, como: bate-papos em empresas, que tem como objetivo diminuir casos de assédio sexual, respeito ao puerpério, entre outros: palestras em escolas; conversas em eventos; além de webinars gratuitos, cursos e e-books, que serão lançados em breve.

SERVIÇO:
Projeto: “Prazer! Te Conhecer.”, por Jaunário Mourão
Lançamento do projeto:  https://www.prazerteconhecer.com/
Info pelo Whatsapp. (71) 99172 4578