Sergipe elege primeira mulher trans como deputada estadual
A vereadora de Aracaju, Linda Brasil (PSOL), de 49 anos, foi eleita deputada estadual neste domingo (2). Ela é a primeira mulher trans a ocupar o cargo em Sergipe. Linda vai compor a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) com outros 23 eleitos. Linda Brasil já havia sido eleita em 2020 a primeira vereadora trans de Aracaju.
“É um fato histórico para política sergipana, sem precisar se render a grupos políticos, mas fazendo uma política de conscientização, de resistência a esse sistema político de coronelismo do nosso estado. Eu tenho certeza que esses votos que recebi foram votos conscientes de pessoas que acreditam na transformação da política sergipana”, disse.
inda Brasil é natural do município de Santa Rosa de Lima (SE) e mora em Aracaju desde os 11 anos. Nos últimos anos, destacou-se pelo trabalho de conscientização e respeito à diversidade e as questões que envolvem gênero e sexualidade. Em 2016, foi candidata a vereadora por Aracaju e no ano de 2018, candidata a deputada estadual. E 2022 foi eleita vereadora de Aracaju e agora, em 2022, eleita deputada estadual.