HIV em pauta

São Paulo ganha segunda máquina para acesso gratuito e automático a medicamentos que previnem HIV

Redação,
08/07/2024 | 11h07

A cidade de São Paulo lançou sua segunda máquina de dispensação de PrEP, PEP e autoteste de HIV na estação Luz da Linha Amarela do Metrô. Os passageiros que passam pelo local têm acesso aos métodos de prevenção ao HIV disponíveis. Essa iniciativa da Coordenadoria de IST/Aids do Município visa facilitar o acesso da população aos cuidados com a saúde sexual.

Para utilizar o serviço, é necessário primeiro passar por atendimento especializado no canal SPrEP, disponível no aplicativo e-saúdeSP. O processo é simples e intuitivo, podendo ser acessado através do link na bio do Instagram da @viaquatrosp e seguindo o tutorial “SPrEP – PrEP e PEP online”.

O funcionamento da máquina está alinhado com o horário de operação da estação. Após a prescrição via teleconsulta no app e-saúdeSP pelo canal SPrEP – PrEP e PEP online, as profilaxias podem ser retiradas diretamente na máquina.

O canal online SPrEP oferece suporte das 18h às 22h todos os dias da semana para interessados. A primeira máquina foi inaugurada em 3 de junho na estação Vila Sônia da linha 4 do metrô, na zona oeste de São Paulo, e está operando desde então, beneficiando aqueles que necessitam dos métodos de prevenção.

Acesso aos medicamentos

Para retirar os medicamentos, o processo é simples: os interessados devem iniciar com teleconsultas no aplicativo e-saudeSP. Após o atendimento, a equipe médica fornece uma receita médica com um QR Code. Este código é então escaneado pela máquina, que libera o medicamento prescrito de maneira totalmente automática, em poucos

O pré-lançamento dessa novidade em São Paulo atraiu a atenção de ativistas, gestores e outros participantes durante a Feira da Diversidade, em 30 de maio, e também durante a 21ª edição do Camarote Solidário da Agência Aids, no dia 02 de junho, na 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.