Salvador realiza primeira cirurgia de transição vocal em uma mulher transexual pelo SUS
Este sábado (13) foi de emoção e realização de um sonho para primeira mulher trans a fazer uma cirurgia de transição vocal na capital baiana, através do SUS.
A paciente foi a Yara Sereya, atriz, princesa LGBT do Carnaval de Salvador 2023 e CEO da Rede Negra Indígena, uma das pessoas transexuais que são acompanhadas pelo Ambulatório Transsexualizador da universidade.
A cirurgia foi realizada pela Dra. Erica Campos, pioneira na cirurgia de glotoplastia no Brasil, no Ambulatório Transsexualizador da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Essa ação abre caminhos para a realização de novas cirurgias de transição vocal de pessoas transexuais que aguardam na fila e estão à espera da realização desse sonho.
Sobre a importância desse começo, Dra Érica, em conversa com o Dois Terços, não escondeu a felicidade.
“Estou muito feliz com essa primeira cirurgia, pois acredito que essa não será apenas a primeira, mas o início de muitas outras. É a realização de um sonho, que muda a vida das mulheres trans em Salvador, que lutam há muitos anos para que isso aconteça”, contou Dra Érica Campos, que é a principal referência dessa modalidade de cirurgia em Salvador.
“