RNP+ Brasil busca motivação na própria história para se unir e reconstruir
Começa no fim da tarde desta segunda-feira (9), o IX Encontro Nacional da RNP+ Brasil. Com o tema “Na reconstrução da política de Aids a partir de sua história e do fortalecimento dos laços de solidariedade”, a RNP+ busca na sua história motivação para sua união e reconstrução.
“Os últimos anos foram bem difíceis para as pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) e para o movimento social em geral”, afirma Vando Oliveira, secretário nacional de articulação política da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS, a RNP+ Brasil.
Cerca de 100 pessoas, entre convidados e convidados, delegadas e delegados escolhidos pelas PVHA vinculadas à rede nos estados em que a RNP+ é representada.
Na mesa de abertura, às 19h, estarão autoridades das três esferas de gestão do SUS, o Unaids Brasil, Conass e Conasems, além de representantes das outras três redes de PVHA parceiras da RNP+ no Brasil.
Na programação do evento, uma mesa é dedicada à discussão intrarredes. “A reconstrução da política de aids, do ponto de vista das PVHA deve ser pactuada entre elas”, diz Cledson Sampaio, Secretário Nacional Executivo da RNP+.
No evento, que termina dia 12, será eleita uma nova secretária nacional e as representações da RNP+ para o Conselho Nacional de Saúde, a Comissão de Articulação com os Movimentos Sociais (Cams) e Comissão Nacional de IST, Aids e Hepatites Virais (Cnaids).
Além das novas representações, a RNP+ pretende traçar os principais objetivos e metas para o trabalho em rede dos próximos 2 anos.
O evento está sendo realizado no Stop Way Hotel, com apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde, do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids no Brasil e pelo Departamento de Aids, Tuberculose, Hepatites e IST (Dathi), do Ministério da Saúde.