Revista Periódicus lança nova edição com dossiê sobre não binariedade
A Revista Periódicus lançou uma nova edição com um dossiê dedicado ao tema “Não binariedade: uma identidade emergente no Brasil contemporâneo”. Todos os textos podem ser lidos de forma gratuita através do site https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/issue/view/2337
Com 324 páginas, são 15 textos no dossiê, além de dois textos na seção livre, sendo um artigo e uma resenha. A organização do dossiê foi realizada por Adriana Azevedo (professore substitute do departamento de Teoria Literária da UFRJ e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio), Andrey Chagas (doutorando em Comunicação e Cultura na UFRJ) e Walla Capelobo (Mmestra em Estudos Contemporâneos das Artes no PPGCA – IACS/UFF).
“Trata-se de mais um dossiê histórico da revista, sobre um tema ainda pouco estudado no nosso campo. É o primeiro dossiê sobre o tema publicado no Brasil, pelo que temos notícia. Isso, obviamente, também se reflete no dossiê, pois ainda temos muito a pesquisar e pensar sobre a não binariedade”, explica o professor Leandro Colling, um dos editores da revista.
Atualmente, a revista está recebendo artigos para a seção livre, sobre qualquer tema do escopo da revista, e para o dossiê 22, “Narrativas de si em espaços de (re)existência: artes, corpos, linguagens e práticas dissidentes sudakas”. Para esse dossiê, os artigos devem ser enviados até 30 de junho de 2024.
A Periódicus é uma revista de alto estrato (A3 – Qualis Periódicos da Capes) editada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS) com o apoio do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-cultura), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia.