O ativista LGBTQIA+ Renildo Barbosa está na concorrida lista das 71 lideranças que serão potencializadas graças ao Edital Traços, e receberão aporte de R$ 15 mil para investir em atividades formativas de diversas naturezas, e que contribuam com as suas respectivas trajetórias. O baiano celebrou a conquista e já iniciou o planejamento para a execução das ações. Em conversa com o Dois Terços, Renildo falou da importância deste apoio e nunca desistiu dos desafios, que não são poucos para a comunidade LGBTQIAP+.
“Este aporte financeiro, juntamente com toda a mentoria que será disponibilizada, dará um impacto importante na execução do projeto que vai alavancar a trajetória como Liderança Institucional. Aos 45 anos, receber este incentivo é como se a vida nos desse um aviso que é possível sim, continuar lutando por dias melhores, sendo preto, LGBTQIAP+, periférico”, pontuou Barbosa.
Entre quem foi selecionada/o, 27 lideranças fazem parte da categoria relativa à Carreira Jurídica e 44 estão em Política Institucional.
O Edital Traços, ação da Plataforma Alas, é uma iniciativa da Fundação Tide Setubal realizada em parceria com o Instituto Ibirapitanga, Open Society Foundations, Porticus e Instituto Galo da Manhã, tem como objetivo apoiar lideranças negras com idade entre 21 e 45 anos, nascidas e/ou moradoras de periferias ou contextos periféricos urbanos, com envolvimento nas seguintes áreas:
- Política Institucional: o perfil das(os) candidatas(os) elegíveis diz respeito a ativistas atuantes na defesa de direitos e de valores democráticos e que almejam ocupar cargo eletivo nos Poderes Executivo ou Legislativo. Vale ressaltar que, nesta categoria, campanhas políticas não serão apoiadas;
- Carreira Jurídica: as(os) candidatas(os) devem ser lideranças atuantes no enfrentamento do racismo institucional. Além disso, elas(es) deverão ser profissionais que almejam ocupar espaços jurídicos do setor público, no Poder Judiciário, nas funções de juiz(a), promotor(a) de justiça, defensor(a) público(a), delegada(o) de polícia ou procurador(a)/advogada(o) pública(o).
- Confira as 71 lideranças aprovadas no Edital Traços