Com objetivo de manter um nível seguro de bolsas de sangue durante o Carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), o Salvador Shopping e a Polícia Civil se unem na ação “Doe sangue e ajude a salvar vidas”. De 05 a 08 de fevereiro, das 8h às 17h, mais de cem profissionais voluntários vão reabastecer os estoques da unidade móvel localizada na entrada do centro de compras. O destaque da campanha é o Dia D, que acontece na terça-feira, 06/02, às 10h, com a presença da Delegada Geral, Heloisa Brito. A ação visa atender, principalmente, os bancos dos tipos sanguíneos A-, B- e O-, que estão com estoque crítico.
Além das demandas cotidianas, existe uma atenção especial da Fundação na captação de transfusões de sangue na maior festa de rua do planeta. “A ação é de extrema relevância às vésperas do Carnaval, porque a nossa demanda cresce de forma significativa. Na verdade, de dezembro a fevereiro, nossos estoques costumam ser críticos, pois é um período em que as pessoas estão mais atentas às festividades e ainda em período de férias. Por isso, a importância de se unir e fazer um apelo público para toda a sociedade civil com o objetivo de salvar vidas”, reforça Tarsila Castro, assistente Social da Fundação.
O significado dessa iniciativa sensibilizou o shopping a procurar a Hemoba e a Polícia para engajar a campanha. “As ações sociais fazem parte do nosso compromisso com os nossos clientes e com a comunidade, diante disso, surgiu a ideia de estimular os parceiros para estimular as doações e movimentar a nossa unidade móvel”, pontua José Luiz Miranda, superintendente do Salvador Shopping. “A gente sempre pensa na Polícia Civil como uma instituição de proteger, servir e cuidar. Temos a honra de participar desta corrente do bem e junto com o Salvador Shopping e a Hemoba levar mais zelo e acolhimento aos cidadãos”, acrescenta Heloisa Brito, Delegada Geral da Polícia Civil.
Horários | Na capital baiana, a unidade móvel da Hemoba no Salvador Shopping recebe os doadores de segunda a quinta-feira, de 05 a 08 de fevereiro, 8h às 17h (com intervalo para o almoço). Já o Hemocentro recebe os doadores de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h; e aos sábados, das 7h às 16h30. Os demais horários podem ser consultados estão disponíveis no site: www.hemoba.ba.gov.br.
Requisitos | Ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. É necessário apresentar documento com foto, pesar acima de 50kg, estar com boas condições de saúde, descansado e alimentado; evitar alimentos gordurosos horas antes da doação; não fumar por pelo menos duas horas, não ter ingerido bebida alcoólica por no mínimo 12 horas antes da doação.