O projeto “PIKÚ ONLINE – Oficinas de Formação Drag”, faz parte de uma experiência artística-cultural digital, com o objetivo de capacitar, valorizar e registrar uma nova geração de artistas transformistas LGBTQ+, residentes no Estado da Bahia. PIKÚ é a palavra curta para picúmã, uma gíria da cultura drag que significa cabelo, peruca, acessório. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
A temporada da PIKÚ será realizada em 2 etapas: A primeira é uma audição, através da seleção de 6 artistas. O público-alvo do projeto são mulheres, pessoas dissidentes de gênero e sexualidade, pretas e pretos, pessoas de origem periférica e advindas do interior da Bahia. A escolha dos participantes será feita coletivamente, por uma Comissão de Seleção formada por artistas da cena LGBTQ+ e drag baiana. As inscrições seguem abertas até o dia 29 de janeiro por meio do FORMULÁRIO ONLINE.
As oficinas acontecerão no período de 22/2 até 26/3, sendo 5 semanas de formação, com 3 aulas semanais às segundas, quartas e sextas. Oficinas virtuais – As pessoas selecionadas terão acesso a oficinas virtuais de capacitação e qualificação, através de um viés de formação artística e ganharão um kit montação com maquiagem e acessórios, para desfrutarem das oficinas com os materiais básicos necessários.
1) Oficina de Performatividade Drag Queen, oferecida pela atriz e artista transformista Aimée Lumière, com base nas técnicas teatrais de interpretação, performance e dublagem drag.
2) Oficina de Voz, oferecida pela cantora e artista transformista Karmaleoa, trará conhecimentos acerca de interpretação musical, consciência corporal e técnicas vocais.
3) Oficina Demonxtração será feita pela drag Malayka SN, fortalecendo o autoreconhecimento artístico, através do desenvolvimento de suas singularidades estéticas, na construção de sua persona.
4) Oficina de Maquiagem Artística, ministrada pela drag Milita Sattiva, buscará transmitir o conhecimento acerca das técnicas de maquiagem artística drag.
5) Oficina de Vogue, lecionada pela dançarina e coreógrafa Lucas Montty, incentivando a consciência corporal, a autoestima e a construção da presença das artistas, através da dança.Performistas – Todas as oficinas serão registradas e disponibilizadas por meio de redes sociais, como o canal do YouTube da Pikú e conteúdos inéditos serão postados no TikTok e no Instagram da Pikú.
As “Oficinas de Formação Drag PIKÚ” buscam renovar e contribuir com o cenário artístico teatral da Bahia, deixando um legado na vida de 6 performistas. São envolvidos no projeto profissionais e artistas atuantes não só no cenário baiano, como também nacional e internacional. Trabalhadores e trabalhadoras da arte e da cultura que estimulam a economia criativa independente.
Serviço
PIKÚ ONLINE – Oficinas de Formação Drag
Quando: 22 de fevereiro a 26 de março de 2021 Ic/ aulas semanais às segundas,quartas e sextas-feiras.
Inscrições:até 29 de janeiro de 2021 I AQUI