Prêmio Jorge Lafond celebra comunidade LGBTQIA+ e entrega homenagens ao Coletivo Afrobapho e à Keila Simpson
Para celebrar a atuação de personalidades, entidades, grupos e aliados da comunidade LGBTQIA+ de todo o Brasil, o coletivo Distrito Drag apresenta o Prêmio Jorge Lafond. A noite de homenagens é no próximo dia 27, às 20h, no auditório do Museu Nacional da República, em Brasília (DF). A noite, com apresentação da drag queen Organzza, homenageia destaques da cultura, defesa dos direitos humanos e política, como o coletivo baiano Afrobapho, os ministros Margareth Menezes (Cultura) e Silvio Almeida (Direitos Humanos), além de Keila Simpson, presidenta da ANTRA. A cerimônia é aberta ao público e tem entrada gratuita, com entradas disponíveis na plataforma Sympla (tinyurl.com/PJF2024).
O prêmio, que está na quarta edição, reforça o seu caráter de reverberar a resistência e as conquistas da comunidade LGBTQIA+ na sociedade brasileira, seja na arte, no ativismo ou na política institucional. “O Prêmio Jorge Lafond tem a missão de colocar a nossa comunidade no topo, este lugar que nos é de direito e que conquistamos com trabalho, talento e muita luta. Com esta iniciativa estamos construindo, junto à sociedade, uma imagem positiva da nossa comunidade, que é tão cerceada”, define a diretora da premiação e do Distrito Drag, Ruth Venceremos. O projeto é realizado com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).
Batizado com o nome de um dos nomes mais populares da arte drag brasileira, o Prêmio Jorge Lafond, já homenageou personalidades como Maria Gadú, Erika Hilton, Bianca Dellafancy, Marcinha do Corintho, Ivan Baron e Symmy Larrat. Neste ano, entre os nomes mais conhecidos estão os atores Diego Martins e Amaury Lorenzo e, que foram destaque ao interpretar o casal Kelvin e Ramiro, que recebem o troféu na categoria Orgulho.
PREMIADOS:
Arte transformista: Márcia Pantera (SP)
Cultura Ballroom: Dan Macedo (DF)
Narrativas dissidentes: Diana Salu (DF)
Cinema e Audiovisual: Festival DIGO (GO)
Artes Visuais: Naomi Cary (DF)
Comunicação: Thiago Malva (DF)
Orgulho: Diego Martins e Amaury Lorenzo (SP/MG)
História e Memória: Keila Simpson (BA)
Militância LGBTQIA+: Michel Platini (DF)
Moda e Beleza: Luyd (DF)
Música: Margareth Menezes (BA)
Parlamentar aliado/a: Pastor Henrique Vieira (RJ)
Parlamentar LGBTQIA+: Daiana Santos (RS)
Produção Cultural: Carol Borges (DF)
Iniciativa Cultural: BSB Trans Masc (DF)
Tá passada? Quem vê close não vê corre: Afrobapho (BA)
Políticas Públicas: Silvio Almeida (SP)
Drag revelação: Adora Black (DF)
Faz a diferença: Tarciana Medeiros,presidenta do Banco do Brasil (PB)
Promoção e Defesa dos Direitos Humanos: Erika Kokay (DF)