Os candidatos aprovados no concurso público realizado pela prefeitura de Carujo, cidade mineira, estão denunciando a exigência do exame de HIV para admissão.
Neste concurso, foram destinadas vagas para dentista, enfermeiro, médico veterinário, farmacêutico, auxiliar administrativo e professor. A denúncia deste exigência chegou a nossa a redação através de alguns candidatos, que estão preocupados com essa situação.
Vale ressaltar que em 2019, o Ministério Público de Minas Gerais vetou essa exigência no concurso público da Polícia Militar, com base no Decreto Estadual MP – Lei Estadual 14.582, que diz: “É proibida a discriminação contra portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e pessoa com síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) nos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado”.
O edital do concurso trazia uma cláusula que dizia que para ingressar na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), é necessário a submissão dos candidatos a exames de detecção de HIV, como condição de aptidão de saúde.