Ícone do site Dois Terços

Prefeito se reúne com organização do Liberatum, festival que vai abrir programação do Novembro Salvador Capital Afro

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS

Com presença já confirmada de mais de 20 personalidades globais e 25 nacionais, o festival internacional Liberatum abre a programação do Novembro Salvador Capital Afro em Salvador. O evento ocorre nos dias 3, 4 e 5 com discussões sobre diversidade, inclusão e igualdade, com foco especial na cultura negra. Realizado com o apoio da Prefeitura, o festival ocupará locais como o Centro Histórico, a Cidade Baixa e o Centro de Convenções. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis no Sympla a partir de sexta-feira (27).
Nesta segunda (23), estiveram reunidos no Palácio Thomé de Souza para tratar do evento o prefeito Bruno Reis, o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, o fundador do Liberatum, Pablo Ganguli, e o presidente do Liberatum Brasil, Filipe Ratz. Os ganhadores do Oscar Viola Davis e Morgan Freeman, o escritor Ailton Krenak, primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras, e o escritor nigeriano Wole Soyinka, primeira pessoa negra a vencer um Nobel de Literatura, estão entre os convidados.
“Estamos preparando uma grande programação para o Novembro Salvador Capital Afro, e é muito importante termos um festival internacional dessa magnitude em Salvador. Pela mídia espontânea que a cidade vai ter a partir das imagens de tantas expressões nacionais e internacionais aqui, isso não tem preço. A Prefeitura vai dar todo o apoio e suporte para que façamos um grande evento”, afirmou o prefeito Bruno Reis.
O evento também terá performances artísticas e musicais como a banda Ground Zero Blues Club, do Mississippi, Lazzo Matumbi, Luedji Luna e Ilê Aiyê. “Eles vão realizar, com o nosso apoio, um festival lindo, que vai colocar Salvador no mapa internacional de grandes eventos”, disse Pedro Tourinho.
Essa é a primeira edição do Liberatum na América do Sul. O evento já aconteceu em países como Estados Unidos, França, México, Inglaterra, Marrocos, Hong Kong, Papua-Nova Guiné, Espanha, Turquia e Índia.
“Esse evento nasceu em 2001, em Papua-Nova Guiné. E, 22 anos depois, estamos muito felizes de trazer o Liberatum para Salvador, essa cidade de uma riqueza cultural tão grande. Vamos trazer artistas de diferentes áreas: arquitetura, moda, literatura, música. De diferentes países, como Nigéria, Itália, Espanha e Índia. Vai ser um festival completamente multidimensional”, destacou Ganguli.
A lista de convidados internacionais segue com a modelo e ativista Naomi Campbell, o artista visual Kehinde Wiley, e o cineasta Lee Daniels, indicado ao Oscar. Outra homenageada será a cantora Alcione, que receberá a honraria Liberatum Cultural Honour pelo conjunto da sua carreira de mais de 50 anos, com apresentações em mais de 30 países e vencedora de prêmios como o Grammy Latino e O Pensador de Marfim.

Sair da versão mobile