Por que um beijo entre dois homens incomoda tanto?
Roberto Ney
O que era para ser apenas uma troca de afeto, ou até um simples beijo, acabou sendo transformado em mais um show de escárnio, de perseguição e em um lamentável espetáculo de bifobia.
Diversos participantes que se dizem desconstruídos e politizados, mostraram -se algozes, mais uma vez. Afinal, o @lucaskokapenteado já é preto e agora ainda quer ser bissexual? O BBB não representa a sociedade, mas é um microespaço no qual é possível analisar as reverberações de muitos comportamentos e estruturas de opressão.
Jovens negros muitas vezes nem chegam a serem expulsos, pois pedem para sair antes. Jovens LGBTs são expulsos de casa todos os dias. Os índices de evasão escolar são absurdamente maiores entre jovens pretos e pessoas LGBTs, principalmente travestis e transexuais.
Lucas não foi covarde. Lucas não é perfeito. Lucas é um jovem cheio de sonhos, com muitos talentos, com muitas marcas, com muitos traumas. Lucas é um jovem duramente perseguido pelas estruturas de opressão. Lucas é um jovem dentre os tantos que são mortos todos os dias pela polícia. Lucas teve a coragem de beijar outro homem em rede nacional, em um país ainda marcado pela LGBTfobia.
Torço para que esse rapaz fique bem. Que ele floresça e mostre aos seus inquisidores toda a sua potência. Aos participantes desse lamentável BBB, desejo que tenham a oportunidade de refletirem sobre as perversidades, os preconceitos e os discursos de ódio.
Roberto Ney Araújo, advogado e Presidente da comissão da diversidade sexual e de Gênero da OAB BA