Políticas para culturas populares e identitárias serão debatidas em Conferências

Genilson Coutinho,
04/10/2013 | 12h10

Abrindo espaço para o diálogo entre representantes de várias áreas, as Conferências Setoriais irão abranger também diversos segmentos das culturas populares e identitárias no próximo domingo. O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) é o órgão responsável pela coordenação das 06 conferências dos setores, que passam por questões de gênero, de etnia e de faixa etária: Culturas Afro Brasileiras, Cultura Popular, Culturas Indígenas, Cultura LGBT, Culturas da Infância e Culturas dos Idosos.

A participação de militantes, educadores, produtores e agentes culturais, entre outros interessados em geral no fortalecimento das políticas públicas em cada um destes setores, é fundamental para garantir o sucesso das conferências, que dão a oportunidade para estes representantes se encontrarem em um importante momento de articulação para a cultura.

Inaugurado no ano de 2011, o Centro de Culturas Populares e Identitárias está à serviço destes segmentos com a missão de salvaguardar e estimular as diversas manifestações socioculturais. Para isto, tem oferecido diversos editais e projetos junto às comunidades, além de manter um núcleo de atendimento e apoio às culturas populares e identitárias.

Com o tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura”, no total, 23 setores culturais se reunirão das 8h às 18h, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Desde agosto, sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), a Bahia está em processo de Conferências de Cultura. As municipais foram realizadas em 357 dos 417 municípios do Estado, as territoriais aconteceram em todos os 27 territórios de identidade. Entre representantes, delegados e sociedade civil, mais de 35 mil pessoas participaram dos encontros. Nos dias 12 e 12 de outubro, ocorre a V Conferência Estadual, em Camaçari.

Serviço:

O que: Conferências Setoriais de Cultura (Culturas Afro Brasileiras, Cultura Popular, Culturas Indígenas, Cultura LGBT, Culturas da Infância e Culturas dos Idosos)

Onde: Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia

Quando: Domingo (06), 8h às 18h.

Quanto: Gratuito (Credenciamento até às 11hrs)