É a primeira vez que um grupo de pessoas trans lançam uma coleção escrita, organizada e ilustrada por pessoas trans. E porque isso é tão inovador e importante? Porquê geralmente as pessoas trans têm sido patologizadas e aparecem nos livros a partir de estudos medicalizantes e exotificantes e quem nem sempre respeitam as singularidades de suas vivências.
Agora é diferente! Não são pessoas falando sobre transexualidades, mas pessoas trans escrevendo e refletindo suas vivências. Uma coleção histórica, porque a esses sujeitos sempre foi negado o direito de falar de si.
Temos 10 exemplares de cortesia para jornalistas que desejarem conhecer o trabalho dessa coleção. Envie mensagem para 11989848802 e os primeiros 10 podem escolher um dos livros para receber gratuitamente.
Saberes ampliados
Coleção Saberes Trans, da Editora Devires, ganha dois novos livros e estende transdicussões
Vivências negras e narrativas transmasculinas são temas que norteiam dois novos livros publicados pela Editora Devires — Transvivências Negras Entre Afetos e Aquilombamentos: Contando histórias afro-diaspóricas; e Corpos Transitórios: Narrativas transmasculinas. Ambos fazem parte da Coleção Saberes Trans, projeto que começou com quatro obras que tratam de assuntos como infância, educação e travestilidade no ambiente escolar.
Novas Obras
Transvivências Negras Entre Afetos e Aquilombamentos: Contando histórias afro-diaspóricas — Resulta de uma premissa tradicional africana que é a ação coletiva, nesse livro, o transaquilombamento no campo epistemológico. Para compor essa obra foram reunidas um grupo de vozes negras-trans-brasileiras dentro de um contexto pandêmico para produção de conteúdo cujos temas apresentados versam desde amor e sexo, à relacionamento, escrita e resistência.
Corpos Transitórios: Narrativas transmasculinas — Obra que revela a multiplicidade das vivências transmasculinas por meio de produções literárias, artísticas e científicas. Ao explorar múltiplas perspectivas, o livro se configura uma ponte para novas possibilidades de compartilhamento de vivências e pensamentos. Corpos Transitórios, colabora ainda para o rompimento de barreiras que tentam impedir que pensamentos fora do que é considerado “padrão” fluam de maneira mais ampla e se tornem pauta cada vez mais frequente, principalmente pensada por quem um dia foi o objeto de pesquisa.
Abertura de mercado
Essa iniciativa da Devires, de apresentar ao público grandes talentos pertencentes a grupos massivamente oprimidos, e aqui destacamos pessoas trans, possui duas fortes características. Além de dar voz à essas minorias, faz a grande massa compreender definitivamente que pessoas LGBTQIA+ estão presentes nos ambientes de pesquisa, na academia e que produzem conteúdo reflexivo e contundente. E se cabe aqui um terceiro aspecto, revela que sociedade e mercado editorial, de maneira geral, apesar de pautar questões LGBTQIA+ não apoiam, enxergam ou valorizam a publicação dos pensamentos produzidos por esses corpos e essas mentes.
A Coleção Saberes Trans, em especial os dois novos títulos que agora são lançados, cumprem um papel, não por obrigação, mas por reconhecimento e abre espaço para escritorxs, ilustradorxs, organizadorxs, diagramadorxs, enfim um diverso grupo de profissionais atuarem na construção dessas obras de qualidade e significado inestimável.
SERVIÇO
O que?
Novos livros da Coleção Saberes Trans, Editora Devires.
Obras:
Transvivências Negras Entre Afetos e Aquilombamentos: Contando histórias afro-diaspóricas (150 páginas). R$ 42,90. Organizadorxs: Apolo V. Oliveira, Feibriss Henrique Meneghelli Cassilhas, Izzie Madalena Santos Amancio, Kyem Araújo, Luck Yemònjá Banke, Rafael Luiz de Oliveira, Theo Brandon Pitanga Gonçalves.
Corpos Transitórios: Narrativas transmasculinas (200 páginas). R$ 42,90. Organizadorxs: Bruno Pfeil, Nicolas Pustilnick, Nathan Victoriano.
Onde encontra-las?
Queer Livros – loja oficial da Editora Devires.
Acesse: https://www.queerlivros.com.br/