Paulett Furacão integra equipe que vai promover a empregabilidade trans pelo Brasil

Genilson Coutinho,
06/07/2021 | 15h07
Foto: Genilson Coutinho

Em fevereiro, a Rede Trans iniciou a execução do Oportunizar, projeto que tem o objetivo de fortalecer ações institucionais do movimento trans, capacitando lideranças e realizando ações de advocacy sobre qualificação e empregabilidade nas cinco regiões do país. Um intenso processo de seleção dos assessores regionais foi realizado através de interlocução com as instituições parceiras nas dez cidades atendidas pelo projeto. Paulett Furacão integra o time das lideranças escolhidas para integrar a equipe técnica do Oportunizar:

CENTRO-OESTE

Leonardo Luiz (Brasília, DF): personal trainer, graduado em Educação física, pós-graduado em atividades aquáticas; Segundo Secretário da Rede Distrital Trans; Coordenador da região Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT); ativista pelos direitos humanos de homens trans e transmasculines há mais de 5 anos.

Cristiany Beatriz (Goiânia, GO): educadora social, Tesoureira do Fórum de Transexuais de Goiás e da ASTRAL-GO, Secretária da Rede Trans Brasil na região Centro-Oeste, Conselheira Estadual da Mulher de Goiás (CONEM-GO), Conselheira Estadual de Combate à LGBTfobia em Goiás, coordenadora do Projeto Viva Melhor Sabendo (DCCI/Ministério da Saúde).

NORDESTE

Silvinha Cavalleire (Fortaleza, CE): travesti, Vice-Presidenta Nacional e Diretora Nacional de Trabalho, Emprego e Renda da União Nacional LGBT (UNALGBT); 2ª Secretária da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (ATRAC); Conselheira Nacional de Combate à Discriminação – CNCD; Conselheira Nacional dos Direitos da Mulher – CNDM; Conselheira Cearense dos Direitos da Mulher – CCDM.

Samantha Vallentine Cabral de Souza (Recife, PE): mulher trans, negra da periferia do Recife. Graduanda do curso de Ciências Sociais pela UFPE, educadora popular; presidenta da Nova Associação de Travestis e Transexuais de Pernambuco (NATRAPE); representante da Rede Monalisa; ativista em Direitos Humanos; pesquisadora de gênero, sexualidade e dissidências.

Paulett Furacão (Salvador, BA): estudante de Pedagogia pela UFBA, primeira transexual a ocupar um cargo público no estado da Bahia; Educadora Social no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e do Programa de Inserção de Jovens ao Mercado de Trabalho e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na Bahia. Atriz, poetisa e assessora parlamentar da Deputada Olívia Santana.

NORTE

Flores Astrais (Belém, PA): travesti, multiartista, produtora cultural. Cofundadora do movimento artístico Themônias da vanguarda paraense. Integrante do coletivo TransAmazonies, do Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia (GRETTA) e da Rede Paraense de Pessoas Trans.

Rafaela Esteffans (Macapá, AP): mulher trans, socióloga, cantora, ativista LGBTQIA+ há 6 anos; Conselheira Suplente Estadual e Conselheira Municipal no Conselho Municipal LGBTQIA; representante da Rede Trans Brasil no Amapá, coordenadora de pessoas trans na ONG Pró Vida LGBT Amapá.

SUDESTE

Janaína Lima (São Paulo, SP): travesti formada em Pedagogia, atuou como Educadora Social pelo Cedap e pelo Grupo Identidade no projeto Cidadania na Pista; foi Conselheira Nacional de Saúde, Presidenta do Conselho LGBT de São Paulo, gestora pública na Prefeitura de São Paulo na Coordenadoria de Assuntos LGBT; atualmente no mercado informal como profissional do sexo.

Liliane Anderson Reis Caldeira (Vitória, ES): atualmente autônoma, cursando a faculdade de Enfermagem. Trabalhos realizados entre 2002 e 2018: fundadora da Associação de Travestis e Transexuais do Estado Espirito Santo; Agente em Saúde SAE (CTA São Mateus/ES); Coordenadora de projeto para usuários de drogas e população de rua da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (ES); projeto Tulipa e projeto Transpondo Barreiras; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (NUH/UFMG).

SUL

Ana Paula Sander (Porto Alegre, RS): mulher trans formada em História (licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); atualmente cursa pós-graduação em Educação Especial Inclusiva no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul (IERGS); Atuou por 2 anos como professora-assistente em nível fundamental com alunos especiais de inclusão (SIR). Integra a diretoria da Igualdade RS – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul como tesoureira.