×
  • Notícias
  • Social
  • No Circuito
  • In Moda
  • Sala VIP
  • Colunistas
  • Notícias
  • Social
  • No Circuito
  • In Moda
  • Sala VIP
  • Colunistas

Notícias

Ouça este post.

Obama designa primeiro monumento nacional LGBT americano

Genilson Coutinho,
26/06/2016 | 11h06

Stonewall Inn: bar histórico onde gays e lésbicas se manifestavam em 1969 se torna homenagem às vítimas de Orlando

O presidente americano, Barack Obama, designou o primeiro monumento nacional LGBT nesta sexta-feira, concedendo a honra a um bar e suas adjacência em Nova York, ambos considerados o local de nascimento do movimento dos direitos dos gays nos Estados Unidos.

O monumento inclui o bar Greenwich Village’s Stonewall Inn, o pequeno parque ao lado e suas imediações, onde protestos conhecidos como Stonewall Uprising surgiram em 1969, após uma repressão policial.

“A designação irá criar a primeira unidade oficial do Serviço Nacional de Parques dedicada a contar a história dos americanos LGBT”, informou a Casa Branca em um comunicado.

Em 28 de junho de 1969, oficiais chegaram ao Stonewall Inn para executar a lei que proibia a venda de álcool para gays.

Os clientes resistiram à pressão policial e uma multidão se reuniu do lado de fora, com tumultos que continuaram nas ruas adjacentes.

Nos dias seguintes, as manifestações e os confrontos com a polícia continuaram, e o adjacente Parque Christopher tornou-se um ponto de reunião para membros da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) para expressarem suas frustrações e reforçarem sua luta.

Os eventos são “amplamente considerados como divisores de águas para a comunidade LGBT no país, ao mostrar seu poder de união e de exigir igualdade e respeito”, declarou a Casa Branca.

O Parque Christopher e o bar Stonewall Inn continuam sendo nos dias de hoje um ponto de concentração para a comunidade LGBT.

Milhares se reuniram nesta região depois do massacre de Orlando, o tiroteio mais mortal da história dos Estados Unidos que deixou 49 mortos em uma boate gay no início deste mês.

Também foi onde a comunidade gay se reuniu para celebrar a decisão da Suprema Corte de legalizar o casamento gay em todos os 50 estados no dia 26 de junho de 2015.

A designação do monumento ocorre apenas alguns dias antes do aniversário de um ano desta decisão.

Grupos dos direitos dos gays ressoaram o anúncio de Obama nesta sexta-feira.

“O Monumento Nacional Stonewall prestará homenagem aos corajosos indivíduos que resistiram à opressão e ajudaram a acender o fogo do movimento para acabar com a injusta discriminação contra pessoas LGBT”, declarou em um comunicado o presidente do grupo de advocacia Human Rights Campaign, Chad Griffin.

Dentro de um ano da manifestação de Stonewall, em Nova York, Los Angeles, San Francisco e Chicago começaram a fazer suas paradas do orgulho gay. Tradicionalmente realizada em junho, Nova York marcou a sua para este domingo.

O Stonewall Inn, o Cristopher Park e suas adjacências foram classificados como locais nacionais históricos em 2000.

Da AFP
Tags:Barack ObamaGaysLGBTPersonalidadesPolíticosPreconceitos

Últimas

Tardezinha celebra 10 anos com multidão em dia épico

Escritório baiano recebe prêmio internacional com projeto “Carnaval com propósito” que combate assédio no Carnaval

Mopaids lança Memorial da Resistência da Luta contra a Aids em São Paulo

Dois Terços

Mais Lidas

Tardezinha celebra 10 anos com multidão em dia épico

Escritório baiano recebe prêmio internacional com projeto “Carnaval com propósito” que combate assédio no Carnaval

Mopaids lança Memorial da Resistência da Luta contra a Aids em São Paulo

  • Notícias
  • Famosos
  • Televisão
  • In Moda
  • Sala VIP
  • Social
  • Comportamento
  • Tem Direito
  • Saúde
  • No Circuito
  • Música
  • Cinema
  • Teatro
  • Gastronomia
  • Arte e Exposições
  • Literatura
  • Colunistas
  • Promoções
  • Parceiros
  • Dois Terços TV
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie

Copyright© Dois Terços - Todos os direitos reservados.