O impacto da representatividade LGBTQIA+ no mercado corporativo
Em 2024, o Ranking de Diversidade da Great Place To Work (GPTW) revelou que a presença de pessoas LGBTQIA+ em cargos de liderança nas empresas premiadas pela consultoria, atingiu 13%. Contudo, analisando o recorte de diversidade é possível evidenciar importantes diferenças em relação às oportunidades de pessoas da comunidade em comparação com aquelas que não se identificam como LGBTQIA+. A identidade de gênero e a sexualidade têm um impacto significativo na exclusão social, com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) indicando que 20% da população transexual está fora do mercado de trabalho.
Ainda falando sobre o Ranking de Diversidade, 17% dos colaboradores nas organizações premiadas declaram uma orientação sexual diferente da heterossexual. Esses dados sublinham a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e sensível às diversas dimensões da diversidade no ambiente corporativo. “É fundamental que exista a presença de pessoas LGBTQIA+ no mercado corporativo, principalmente em cargos de liderança já que além da valorização de diferentes identidades, é parte do nosso direito ter a oportunidade de ocupar esses espaços e contribuir com habilidades e novas perspectivas”, explica Amara Moira, Coordenadora de Educação e Programação do Museu da Diversidade Sexual”.
Diante desse cenário, conheça nomes que estão fazendo a diferença e inspirando mudança no mundo dos negócios:
Militante de Direitos Humanos desde 1990, com uma atuação destacada na defesa dos direitos das pessoas trans no Brasil. Fundadora do Transgrupo Marcela Prado (2006) e da Associação Brasileira de Transgêneros (ABRAT, 2009), ela também co-fundou o projeto TRANSEMPREGOS (2013), que promove a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho.
Além disso, Maite é consultora do Eixo LGBT da Integra Consultoria em Diversidade e Inclusão, coordenadora do Núcleo de Relações Arte e Educação do IBTE (Instituto Brasileiro Trans de Educação), e embaixadora da Rede Mulher Empreendedora (RME). Ela também idealizou o Portal CASADAMAITE.COM, o mais antigo portal de diversidade da internet brasileira, em operação desde 1997.
Escritora, professora de literatura e ativista brasileira. Doutora em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ela se tornou a primeira mulher trans a obter esse título na universidade usando seu nome social. Moira é autora dos livros “E se eu fosse puta” (n-1 edições, 2023) e “Neca + 20 Poemetos Travessos” (O Sexo da Palavra, 2021). Ela também é colunista do UOL Esporte e da plataforma Fatal Model. Atualmente, atua como Coordenadora de Exposições, Programação Cultural e do Núcleo Educativo no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo.
Diretor Executivo na Labelium, uma agência global de performance digital. Com mais de 15 anos de experiência em marketing, comunicação e mídia, ele lidera a unidade brasileira, desenvolvendo estratégias digitais para marcas renomadas como Dior e Givenchy. Franco é especialista em Mídia Paga, Pesquisa de Mercado e Gestão de Vendas e Marketing, e também atua como professor e Top Voice no LinkedIn. Com um Mestrado em Desenvolvimento de Negócios, ele combina excelência tática, visão estratégica e liderança educacional, impulsionando a inovação e o crescimento no marketing digital.
Desenvolveu sua carreira no setor de turismo e eventos, com experiências no Ministério do Turismo e na Time For Fun, uma empresa brasileira de entretenimento ao vivo. Durante seus estudos de Lazer e Turismo na USP, começou a explorar o uso da tecnologia para aprimorar o setor de eventos. Em 2015, como resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso, co-fundou a Celebrar, junto com Patricia Cella e Monna Santos. A empresa, sediada em São Paulo, é um marketplace que conecta diretamente fornecedores de serviços de eventos a organizadores, visando otimizar o mercado e facilitar a contratação de micro fornecedores para grandes corporações. Desde sua criação, a Celebrar já apoiou mais de 900 eventos, conectando cerca de 3 mil fornecedores e vendendo aproximadamente 15.600 serviços. Seus clientes incluem Google, Nubank, Unilever e WeWork.
Paulistana, com duas indicações ao Grammy Latino, ingressou no empreendedorismo em 2021 ao fundar a Nhaí!. A startup é especializada em consultoria e comunicação voltada para diversidade em empresas de diferentes setores. A ideia do negócio surgiu quando Raquel, mulher trans e negra, assumiu a gestão da banda em 2019. Ao trabalhar com marketing e publicidade, ela notou que os espaços de decisão e narrativa eram dominados por pessoas brancas e cisgêneras, o que a inspirou a criar a Nhaí! para promover novas perspectivas de inclusão. A startup já colaborou com grandes marcas como Mercado Livre, Amstel, Magnum, Meta, Avon, Vivo, Globo, NEOOH, Pepsico, entre outros.