Literatura

NuCuS promove lançamento de dois livros: “Puta história”, de Fátima Medeiros, e “Neca, romance em bajubá”, de Amara Moira

Genilson Coutinho,
02/10/2024 | 20h10

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS) promove, no próximo dia 18 de outubro, às 17h, no auditório da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia, o lançamento de dois livros: “Puta história”, de Fátima Medeiros, e “Neca, romance em bajubá”, de Amara Moira. O lançamento vai contar com a presença das duas autoras, que participarão de uma conversa com o público e com duas pessoas convidadas para debater sobre as suas obras.

Na obra “Puta historia” (Ofícios Terrestres, 2024), Fátima Medeiros, presidenta da Associação de Profissionais do Sexo da Bahia (Aprosba), narra mais de 57 anos de vida e 35 anos de experiência como trabalhadora sexual. Com sensibilidade e bom humor, escreve sobre um tempo em que  raros eram os que possuíam uma linha telefônica. Ela conta como trabalhou em navios e ganhou em dólar e também sobre como, junto com suas companheiras do centro de Salvador que sofriam violência policial, ajudou a criar a Aprosba. No lançamento, a advogada Frida Carla irá dialogar com a autora sobre a obra.

“Neca: romance em bajubá” (Cia das Letras, 2024) é a obra mais experimental de Amara Moira, totalmente escrita na língua criada pelas travestis. Monólogo que tem como inspiração o “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, nele temos Simona contando a sua história atribulada de vida, que perpassa a infância num Brasil profundo até o trabalho sexual em grandes capitais brasileiras e da Europa. Amara é travesti, feminista e doutora em teoria literária pela UNICAMP.

Para comentar o novo livro de Amara, o NuCuS convidou o professor Carlos Henrique de Lucas, da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Ele é autor do livro “Linguagens pajubeyras re(ex)sistência cultural e subversão da heteronormatividade”, lançado em 2021 pela Editora Devires.

As duas obras serão comercializadas durante o lançamento. A atividade é aberta ao público em geral sem a necessidade de inscrição prévia. O NuCuS é vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da UFBA.