Literatura

No Circuito

Ouça este post.

Nos acordes da viola caipira, Marcela Brandão lança ‘Quando eu era bem pequena’, dia 16 de maio, nas plataformas de música

Genilson Coutinho,
14/05/2025 | 14h05
CAPA – Foto de Sarah Aguiar e arte de Nath Moraes

A cantora e compositora Marcela Brandão lançará o single “Quando eu era bem pequena  , dia 16 de maio , sexta, em todas as plataformas de música . Composta por André Moreno — do duo FESTIM — a canção traz uma narrativa sensível sobre as lembranças de uma infância leve, marcada pela engenhosidade típica da criança, embalada por uma melodia intimista de viola caipira. A música faz parte do próximo álbum de Marcela, “Pedra Gigante” , com lançamento previsto para junho. A produção musical é do multiartista Luã Yvys .

Com a voz de quem conta uma história e com o uso de poucos instrumentos na introdução, Marcela define a música como uma espécie de confissão de sua infância. Criada entre a capital e o interior de São Paulo, ela tem raízes profundas no ambiente rural, algo que se reflete diretamente em sua sonoridade. O contato com a natureza, com os animais e as festas típicas do interior ajudam a construir o imaginário presente no repertório da cantora.

” Na instrumentação, os violões usam uma afinação (Nashville) que remete à viola caipira, mas com outro sotaque. Ao longo da música, os instrumentos vão se intensificando, quase como uma cavalgada e, ao final, terminamos com refrão positivo – o que aponta para a vida que essa criança vai encarar “, reflete o artista, que tem parcerias já lançadas com nomes como Renato Teixeira e Lan Lanh.

A artista revela que o contato com a natureza, com os bichos, com a música local, com as festas e os ambientes de barulhinhos são os elementos de sua infância que mais moldaram sua identidade musical, também inspirou trabalhos de referências como Cássia Eller, Chico Buarque, Nando Reis e Renato Teixeira.

A capa de “Quando eu era bem pequena  reforça a atmosfera nostálgica da canção. Com tons descoloridos, texturas que remetem a fotos e vídeos antigos, e uma tipografia que lembra cartas datilografadas, a arte traz Marcela diante de uma grande janela, olhando para trás — como se revisse o próprio passado.

” A capa transmite essa mistura de sentimentos que a música carrega: é uma solidão boa, quase um reencontro comigo. A ideia era criar um ambiente nostálgico, como se fosse uma memória antiga que você encontra guardada em uma caixa de cartas “, conclui Marcela.

FICHA TÉCNICA – QUANDO EU ERA BEM PEQUENA:

Voz: Marcela Brandão
Composição: André Moreno
Produção musical: Luã Yvys

Percussão: Gabriel Barreto

Bateria: Gabriel Barreto

Baixo: Marco Vasconcellos

Violões: Marco Vasconcellos e Zé Tedesco

Guitarras: Marco Vasconcellos

Flauta: Dirceu Leite

Sanfona: Rafael Meninão

Teclados: Bruno Piazza

Arranjo: Bruno Piazza e Luã Yvys

Pré-produção musical: Bruno Piazza

Engenharia de gravação: Pedro Faucom

Mixagem: Pedro Faucom

Masterização: Nando Costa (Los Angeles, LA, EUA)

Estúdio: Gigante de Pedra, Rio de Janeiro, RJ

Direção de Produção: Hildo Assis

Produção Executiva: Tainá Porfírio e Ana Paula Gomes

Foto e vídeo: Sarah Aguiar

Estilista: Aline Massa

Assessoria de imprensa: Prisma Colab

Siga Marcela Brandão :

Instagram: https://www.instagram.com/marcela.brandaoo/  

YouTube: https://www.youtube.com/@mamabrandao/videos
Spotify: https://open.spotify.com/artist/4YihvchpM0vU5a2ZoTdyak?si=BgjrSkemTCKh4HKKHTmGzw  

Sobre Marcela Brandão : Paulistana, cantora e compositora. Criada entre o caos urbano de São Paulo e a tranquilidade do interior, onde passou todas as férias de infância e adolescência, Marcela adota o ambiente rural e timbres de viola caipira em sua sonoridade, mas, essencialmente, é uma artista de MPB. Suas influências são Cássia maiores Eller, Chico Buarque e Renato Teixeira. Em 2021, lançou o single “Motoxó”, e em 2022, o single “Santa”, ambos com produção de Lan Lanh e Dj Deeplick (Lan Lanh também assina percussão nas duas faixas). Em 2023, lança o EP “Petricor”, com produção de Maycon Ananias (que já assinou grandes produções como Norah Jones, Maria Gadu e outros). Em 2024, lança “Antes do Trovão”, single que foi um presente de Renato Teixeira e Eric Silver. Ambos compareceram à artista três canções inéditas para gravar. Seu novo projeto, o álbum “Pedra Gigante”, gravado no estúdio Gigante de Pedra, com produção musical de Luã Yvys e pré-produção de Bruno Piazza, sai em junho de 2025. O artista também já se apresentou no Bona, Teatro da Rotina e Whiplash, em SP, e participou de shows de amigos no Rio no JClub e Audio Rebel.