No Mês do Orgulho LGBTQIA+, Superlógica propõe discussão sobre importância do respeito à diversidade nos condomínios e na própria casa
A Superlógica, mais completa plataforma de tecnologia e finanças para os mercados condominial e imobiliário do País, lança a campanha “Morar com Orgulho: o direito LGBTQIA+ ao lar”, que busca conscientizar sobre a importância do respeito à diversidade nos condomínios. O objetivo da empresa, no Mês do Orgulho LGBTQIA+, é alertar sobre o problema da discriminação no Brasil e como as boas práticas e o respeito a todos contribuem para uma convivência mais harmônica.
A marca, que tem como propósito descomplicar a relação das pessoas com sua moradia, traz à atenção do público a questão das microagressões ainda enfrentadas pelas pessoas LGBTQIA+ em suas casas, condomínios e vizinhanças. Para isso, lança campanha composta por conteúdos relevantes sobre o tema, como os números da violência no Brasil contra esta população, depoimentos de casais LGBTQIA+ sobre as principais dificuldades enfrentadas no morar, além da divulgação de uma cartilha produzida em parceria com advogados especialistas na temática. O material, que está disponível para download, é um guia completo sobre o assunto, voltado a administradores de condomínios, síndicos, imobiliaristas, corretores de imóveis e demais moradores, com informações históricas, esclarecimentos e, principalmente, orientações para uma melhor convivência.
O principal foco é reforçar o direito que as pessoas LGBTQIA+ têm à moradia com dignidade. “Nosso lar é refúgio. Ou deveria ser…. sabemos que a sociedade ainda é muito preconceituosa e essa discriminação, que muitas vezes ainda toma palco em violências “silenciosas”, prejudica muito a experiência do morar. Assim, a campanha expõe os problemas enfrentados pela comunidade e convida o público a ouvir as histórias reais dessa população”, pontua Mark Cardoso, Head of Brand do Grupo Superlógica e responsável pela direção da campanha. “Por último, com essa cartilha, queremos mostrar que, por meio de boas práticas, é perfeitamente possível existir um ambiente de respeito – que é o mínimo!”.
Segundo a advogada Marisa Dreys, uma das especialistas que apoiaram na produção do material, os gestores dos condomínios possuem um papel fundamental na conscientização e na luta contra a LGBTQIA+fobia no dia a dia. “Muito além de promover campanhas de conscientização, é importante que os síndicos e administradores de condomínios saibam como proceder diante de determinadas situações. Na cartilha trazemos essas orientações, além de esclarecimentos sobre o tema. Hoje, diante de tanta violência contra a população LGBTQIA+, não há mais espaço para a omissão”, alerta a advogada. Conforme dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), de janeiro a maio de 2024 foram registrados 33.935 violações contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil. Em 2023, uma pessoa a cada 34 horas foi morta no Brasil pela sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.
Além de jogar luz nos números alarmantes da violência, a campanha também traz nos depoimentos de dois casais LGBTQIA+ o alerta sobre como a intolerância e o preconceito afetam o convívio e prejudicam a experiência das pessoas com suas residências. Um dos personagens da campanha, Kawan Carvalho relembra que, quando ele e o marido estavam procurando um imóvel, o corretor ficou surpreso e desconcertado ao descobrir que eles eram um casal. “O preconceito não está só no ‘apontar o dedo’ ou ‘no gritar’, mas está nas nuances, nas vírgulas. E eu só quero ser tratado com respeito”, explica o especialista em mídias sociais. “É tão importante para as pessoas LGBTQIA+ ter um lugar de acolhimento… e nossa casa tem que ser esse lugar.”
A campanha completa pode ser acompanhada nos perfis oficiais da Superlógica e do Gruvi nas redes sociais. A cartilha pode ser acessada para download neste link.
Confira a campanha nas redes sociais da marca: Instagram / LinkedIn.
CAMPANHA: ‘Morar com Orgulho: o direito LGBTQIA+ ao lar’
FICHA TÉCNICA
CMO: Talita Zampieri
Head of Brand / Direção Criativa: Mark Cardoso
Gerente de Brand Experience: Clara Mancuso
Head of Art: Leme Henrique
Direção de Arte: Gabriel Silva e Julia Kwoya
Estratégia: Ana Clara Tonocchi e Danilo Brandão
Roteiro e Redação: Paulo Yamamoto e Gabriela Grigoletto
Audiovisual: Vinicius Leone e Miquéias Luyan
Motion: Miriam Azevedo
Montagem e finalização: Thaís Vasconcelos
Conteúdo de marca e gestão de comunidade: Flávio Carneiro e Paulo Yamamoto
Head of Growth: Janilo Saraiva
Mídia: Rodrigo dal Magro e Aline Rocha
Sobre a Superlógica
A Superlógica, que detém 50% do mercado endereçável, oferece soluções tecnológicas e financeiras para administradoras de condomínios e imobiliárias, com um vasto portfólio de produtos, incluindo softwares de gestão, relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital.A empresa realizou uma série de aquisições e já recebeu R$450 milhões em aportes para expansão de seus produtos e serviços. O investimento foi feito pelo Warburg Pincus, fundo norte-americano de private equity. de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital. A companhia estima ter transacionado cerca de R$35 bilhões em 2023 e possui mais de mil funcionários.