NIVEA apoia projeto do UNICEF para debater antirracismo na infância
Em novo capítulo da sua jornada de propósito e apoio a projetos de transformação social, NIVEA apoia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a realização da estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA), iniciativa do UNICEF Brasil em parceria com o Instituto Promundo. O objetivo é chamar a atenção sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil e promover práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas entre 0 e 6 anos e suas famílias. As oficinas de capacitação para profissionais de educação, saúde e assistência social, que integram a #AgendaCidadeUNICEF, ocorrem nos meses de maio e junho em oito capitais brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Luís (MA), Manaus (AM), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA) e Fortaleza (CE).
A NIVEA está no terceiro ano do propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões e, desde o início, entendeu o quanto era necessário fortalecer projetos e organizações que têm um olhar especial para a população negra e questões antirracistas. Os primeiros passos foram com iniciativas voltadas a mulheres negras empreendedoras e, no ano passado, a marca ampliou a rede de cuidado para crianças negras. “Falar sobre educação antirracista desde a primeira infância é um ato de cidadania para todas e todos nós que somos mães, pais, responsáveis, profissionais de educação e de saúde. É a partir deste processo de reconstrução que abrimos oportunidades para que as crianças se reconheçam enquanto negras e indígenas, conheçam suas raízes e sintam orgulho de estarem em suas próprias peles”, comenta Ligia Annunziato, líder da Agenda de Propósito da NIVEA. Além da estratégia PIA, a marca também é apoiadora do projeto Meninas Mães Contra a Violência, com o Fundo.
Com as oficinas do PIA, espera-se contribuir para a garantia de um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias, apoiando pais, mães e cuidadores a exercerem uma parentalidade positiva e estruturante das bases do desenvolvimento infantil. “O racismo afeta diariamente a vida das crianças negras e indígenas, desde seus primeiros anos de vida. Profissionais de Educação, Saúde e Assistência Social têm a oportunidade de assumir uma postura antirracista no seu trabalho com as crianças e suas famílias e garantir o desenvolvimento integral da primeira infância”, diz Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF.
Eventos pelo Brasil
Ligia Annunziato (em pé, à dir.), executiva e líder da Agenda de Propósito da NIVEA, participa da abertura da oficina PIA, no Recife (foto: divulgação)
O UNICEF realiza as oficinas do PIA nos meses de maio e junho em oito capitais brasileiras. No Recife, a capacitação ocorreu em 2 de junho, durante a Semana do Bebê, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Ligia Annunziato, da NIVEA, esteve presente no evento que contou com uma plateia de pais, educadores e profissionais da saúde da região. “O UNICEF faz um trabalho admirável ao promover o cuidado às crianças por meio de ferramentas que impactam, orientam e educam também os adultos que fazem parte deste ciclo de convívio e de influência diária. Temos muito orgulho de apoiar este ciclo de oficinas do PIA”, disse.
Como parte dos conteúdos para a oficina, foi produzida uma coleção de cadernos formativos destinados a profissionais sobre educação infantil, assistência social e saúde no contexto de infâncias negras e indígenas, além de uma cartilha parental com dicas para promover uma educação antirracista. Ainda, o Fundo criou uma websérie com sete vídeos sobre parentalidade antirracista com influenciadores e especialistas. Todo o conteúdo está disponível no site do UNICEF e pode ser baixado gratuitamente.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2021.