Instituído pela ONU em 2014, o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, destaca o impacto das mulheres nos negócios e as oportunidades de transformação que estão sendo criadas para elas. Com o objetivo de empoderar as empreendedoras brasileiras, a Natura se torna a primeira empresa do setor de beleza a adotar o Pool Privado de Criador no TikTok One, plataforma que permitirá que suas Consultoras se profissionalizem e se tornem criadoras de conteúdo. O novo programa permite que elas sejam remuneradas pela produção de conteúdo, além de oferecer treinamento prático conduzido pelo próprio TikTok, se tornando uma nova forma de engajamento com os consumidores, incentivando o aumento de suas fontes de renda.
Com a parceria, a Natura aposta em um modelo no qual as Consultoras não se limitam às vendas tradicionais, mas também geram valor por meio da criação de conteúdo digital. Esse movimento, que expande o alcance da marca e a aproxima de um modelo de negócios mais inclusivo, possibilita que as Consultoras se tornem creators, alinhado com as tendências do TikTok, e fortaleçam suas relações com o público.
Com o TikTok One, a Natura também abre um novo caminho para a Geração Z, que agora pode promover os produtos da marca de maneira mais orgânica, indo além do formato convencional de vendas. O setor de beleza é uma das comunidades mais relevantes da plataforma – a hashtag #beautytok tem cerca de 6 milhões de publicações.
“A Creator Economy traz uma nova dimensão de possibilidades para as marcas. As Consultoras da Natura e da Avon agora podem gerar renda diretamente da produção de conteúdo, se conectando com seu público e fortalecendo o vínculo com os consumidores, o que abre novas possibilidades de monetização e expande o impacto da nossa rede no mercado digital”, afirma Maria Eduarda Cavalcanti, diretora de Vendas da Natura.
As Consultoras terão cursos sobre tudo o que é necessário fazer ou saber para ter sucesso no TikTok. Elas participarão de projetos, publicados pela Natura, para otimizar suas estratégias de vendas e aprimorar suas habilidades de criação de conteúdo. Esses projetos permitirão que cada consultora desenvolva sua própria abordagem, em sintonia com as tendências e o estilo de comunicação da plataforma.
Para a Natura, essas profissionais alcançam o sucesso quando se sentem parte de uma comunidade autêntica e acolhedora, onde podem expressar suas vozes e construir relações genuínas com seus clientes. “Vemos que a venda por relações, especialmente em um formato digital inovador como o TikTok, só faz sentido se for sustentada por três pilares fundamentais: pertencimento, propósito e prosperidade. Esses ’3Ps’ são o que tornam a nossa proposta de venda por relações tão poderosa, especialmente quando potencializada pelo alcance e pela dinâmica do TikTok”, explica Maria Eduarda.
“Dada uma demanda que existe em alguns dos nossos clientes, como a Natura, e o foco do TikTok em inovar e trazer novas soluções para ajudar as marcas alcançarem melhores resultados na plataforma, criamos dentro do TikTok a funcionalidade que permite trabalhar com grupo privado de criadores da marca. Dessa maneira, ajudamos a empresa a produzir conteúdo em escala, garantindo uma produção diversa e de qualidade, na linguagem nativa do TikTok. E amplia-se também as possibilidades de creator economy, já que as vendedoras serão remuneradas pela produção de conteúdo. Além de ganhar dinheiro pela criação de conteúdo, o vídeo poderá gerar mais vendas”, afirma Thomas King, diretor de Produtos Criativos do TikTok na América Latina.
Abrangência nacional
O programa piloto, que está sendo implementado em todo o Brasil, democratiza as oportunidades de geração de conteúdo e visibilidade, permitindo que Consultoras de qualquer região do país possam se beneficiar das vantagens do Grupo Privado de criadores do TikTok One. Na primeira fase, com duração de três meses, 200 nomes da base da Natura foram convidados, incluindo Consultoras treinadoras, Consultoras influenciadoras e nano influenciadoras.
O processo é simples: as Consultoras participam de treinamentos promovidos pelo TikTok sobre como criar conteúdos de qualidade para a plataforma, produzindo vídeos sobre a Natura, a Avon e as trends do momento. A Natura impulsionará esses vídeos para aumentar sua relevância, conectando as Consultoras com novos clientes e gerando oportunidades de monetização por meio da produção de conteúdo.
Para a Natura, a colaboração com o TikTok é um investimento no crescimento profissional e no fortalecimento da comunidade. “Acreditamos que, ao investir no potencial das Consultoras e na criação de conteúdos autênticos, não só impulsionamos as vendas, mas também promovemos uma comunidade de aprendizado contínuo e troca de experiências. O TikTok One oferece uma oportunidade única de amplificar o impacto da nossa rede, conectando Consultoras a uma audiência global e fortalecendo seu papel como líderes de opinião no universo da beleza”, finaliza a diretora de Vendas.
O programa Grupo Privado de criadores no TikTok One é uma nova fase na jornada de digitalização da Natura composta por uma série de marcos, como o projeto Consultoras Influenciadoras, em 2019. A iniciativa transformou essas empreendedoras em influenciadoras digitais, capacitando mais de 237 mil profissionais para criar conteúdo nas redes sociais e, assim, impulsionar suas vendas.
Além disso, a Natura consolidou o modelo de social learning, chamado de Rede Treina Rede, um modelo descentralizado, horizontal e colaborativo no qual Consultoras Treinadoras produzem conteúdo de educação para outras consultoras sobre desenvolvimento do negócio, de forma criativa e independente, e recebem remuneração por essa atividade complementar. O sucesso desses programas é refletido no crescimento da presença digital da marca e na valorização do papel das Consultoras, que se tornaram protagonistas no ecossistema digital da empresa, e nos estudos feitos pela companhia. Desde 2014, a Natura calcula, a cada dois anos, o índice de desenvolvimento humano de sua rede, com uma metodologia baseada no IDH medido pela ONU. O levantamento concluído em novembro de 2024 mostra que o índice de inclusão digital das Consultoras, por exemplo, aumentou 25% nos últimos dez anos.