Em 2023, Natura Crer Para Ver arrecadou R$45,7 milhões por meio das vendas de seus produtos no Brasil. Todo o lucro da linha é revertido para o apoio de iniciativas do Instituto Natura, organização social que atua em prol da melhoria da educação pública no país desde 2010. Cerca de 3,7 milhões de alunos e mais de 350 mil Consultoras de Beleza da marca foram impactadas pelos investimentos do projeto no ano passado.
O objetivo de Natura Crer Para Ver é reunir recursos para contribuir, via Instituto Natura, com a alfabetização de crianças na idade certa e com a educação de jovens no Ensino Médio Integral por meio do apoio à implementação de políticas públicas e articulação com a esfera pública e terceiro setor. O projeto também conta com a mobilização de Consultoras de Beleza Natura e Avon pela causa, já que grande parte das vendas dos produtos da linha – que inclui itens não cosméticos, como bolsas, mochilas, cadernos, garrafas, entre outros – ocorrem por meio do trabalho delas, via venda direta. Além disso, elas também são beneficiadas pelo projeto, que direciona recursos para iniciativas educacionais voltadas para as próprias consultoras e suas famílias.
Segundo Agenor Leão, vice-presidente de Negócios de Natura e Avon Brasil, a companhia reconhece o poder do ensino público de qualidade na criação de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, em que todos possam ter uma vida digna. “Natura Crer Para Ver é a materialização do nosso propósito da Natura como companhia que busca atuar como agente de transformação social por meio do seu modelo de negócio, contribuindo para um futuro em que as pessoas possam conviver em harmonia com elas mesmas, com o próximo e com o mundo. Por meio desse projeto, queremos ampliar cada vez mais essa rede de mobilização em prol de uma causa tão relevante como a educação”.
Atualmente, Natura Crer Para Ver é a maior marca de produtos sociais da América Latina, tanto em vendas quanto em arrecadação, e está presente em mais cinco países, além do Brasil: Argentina, Chile, Colômbia México e Peru. A iniciativa também representa a maior arrecadação coletiva do país em campanha permanente, número de doadores e de valor arrecadado. Ao todo, mais de R$ 570 milhões já foram investidos em educação desde a criação de Natura Crer Para Ver, em 1995, impactando positivamente milhões de estudantes.
“No Instituto Natura, vemos na prática a importância do esforço coletivo para solucionar desafios sociais quando temos resultados tão positivos ao engajarmos iniciativa privada, poder público e terceiro setor no desenho de respostas efetivas para promover educação de qualidade no país”, explica David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura.
Impacto positivo na vida de estudantes
Apenas em 2023, por meio do apoio a políticas públicas de Alfabetização e Ensino Médio Integral, cerca de 5,7 mil escolas, em 23 estados do Brasil, já foram beneficiadas por meio de Natura Crer Para Ver, incluindo mais de 3,7 milhões de estudantes brasileiros. É o caso de Sueny Stefany, uma jovem de 17 anos, moradora de Cariacica (ES), que hoje estuda em uma escola de tempo integral, onde também tem a oportunidade de realizar um curso técnico em Recursos Humanos. “O Ensino Médio Integral mudou a minha perspectiva sobre o ensino público. Saí de uma realidade em que a escola onde eu estudava tinha uma infraestrutura precária e, agora, estudo em um lugar onde tenho acesso a laboratórios, professores qualificados e uma equipe escola sempre à disposição dos alunos. Isso me faz acreditar que há esperança de um mundo com menos desigualdade social”, conta Sueny.
Hoje, a jovem sonha em se tornar juíza. “Espero que mais jovens tenham a chance de sonhar, como eu, e concretizar suas metas sem a necessidade de abdicar de tudo para sobreviver”.
No Espírito Santo, onde vive Sueny, mais de 95 mil matrículas de primeiro e segundo ano do ensino fundamental foram beneficiadas por políticas de Alfabetização em Regime de Colaboração com apoio do Instituto Natura em 2023. Em relação ao Ensino Médio Integral, foram mais de 26 mil.
Mobilização em rede pela educação
Atualmente, 451 mil Consultoras de Beleza da marca participam das ofertas de educação oferecidas pelo Instituto Natura, sendo 353 mil brasileiras. Roseane Soares, 50 anos, é um exemplo. Consultora de Beleza há 35 anos, ela conta que nunca imaginou que pudesse terminar seus estudos, pois precisava equilibrar seu tempo entre cuidados com a família, suas vendas e seu trabalho como diarista. Porém, por meio de uma oportunidade viabilizada pelo Instituto Natura em parceria com o Sesi, ela conseguiu realizar esse sonho. “Tive receio, mas no primeiro dia de aula fui muito bem recebida. Ouvi muitas críticas por voltar a estudar com 50 anos, mas consegui. Sou uma nova Roseane. Aprendi que a matemática não é um bicho de sete cabeças, ela faz parte do nosso dia a dia e, hoje, sou independente, sei fazer meu pedido sozinha no computador. A partir do momento que a gente aprende a ler e escrever, a gente muda, a gente tem sonhos maiores. Quando eu não tinha estudo, não tinha sonhos. Agora sei que posso chegar aonde eu quiser”, conta Roseane.
Com os recursos de Natura Crer Para Ver, o programa promove acesso ao ensino médio e ao ensino superior, letramento em língua portuguesa, matemática e cidadania, educação financeira e letramento digital para Consultoras de Beleza e bolsas de estudo à distância 100% financiadas para Líderes de Negócios da marca. As iniciativas foram elaboradas após o Índice de Desenvolvimento da Consultora de Beleza Natura (IDH-CN) identificar, em 2016, que a educação era uma das principais demandas de sua rede. Após a implementação dessas ofertas educacionais, o IDH-CN mais recente, de 2022, registrou um aumento de 3.6% em comparação a 2020 – o maior até hoje – sendo os pilares de educação financeira e inclusão digital os principais responsáveis por esse crescimento, com 24% e 7% de aumento, respectivamente.
As próprias consultoras também se tornam porta-vozes do conhecimento que adquirem por meio dessas iniciativas educacionais. É o caso de Jéssica Ferreira, 31 anos, moradora de Itajaí (SC). Desde 2021, Jéssica participou de um concurso de educação financeira do Instituto Natura e, hoje, compartilha o que aprendeu com 265 consultoras que lidera. “Foi uma experiência transformadora, pois eu tinha dificuldade para gerenciar minhas finanças, o que acabava impactando o meu negócio. Com o curso, aprendi a planejar e controlar melhor meus gastos, o que trouxe uma segurança enorme para mim. Assim, também passei a orientar minhas consultoras de maneira mais eficaz em relação à organização financeira. Agora elas também sabem como separar as finanças pessoais das profissionais e criar um planejamento financeiro sólido”, conta Jéssica.
“Temos um compromisso com desenvolvimento de nossas consultoras como profissionais e como cidadãs. A educação é uma forma de alcançar esse objetivo, promovendo oportunidades de capacitação e garantindo mais autonomia e prosperidade em suas vidas, além de ampliar a sua visão de mundo. Elas também estão entre as grandes responsáveis pelo sucesso desse projeto social, já que são quem apresentam a causa diretamente para clientes e os convidam a contribuir com o ensino de qualidade através da compra de produtos Natura Crer Para Ver. Somos profundamente gratos ao trabalho delas e, como empresa, temos orgulho de termos criado um modelo de negócio capaz de engajar tantas pessoas nessa causa”, complementa Agenor.