Nara Couto e Josyara regravam Lazzo Matumbi em disco tributo; ouça
Idealizado pelos DJs Peu Araújo e Bruno Komodo (que formam o Rabo de Galo, à esquerda na foto), em parceria com o produtor baiano Ubunto (à direita), o álbum Ainda Atrás do Pôr do Sol (uma homenagem a Lazzo Matumbi) (Natura Musical) é um tributo em vida para uma das vozes mais potentes da música da Bahia e do Brasil. Os primeiros singles chegaram às plataformas de streaming no dia 21 de outubro. Nesse primeiro lançamento, a dupla que abriu os caminhos é Luedji Luna com o hit “Me Abraça e me Beija” e Fran com “Entre Mil Constelações”.
Agora, no dia 11 de novembro, é a vez de outra dupla chegar aos ouvidos dos fãs da boa música brasileira: enquanto Josyara relê “Cidade do Amor”, Nara Couto traz sua versão para “Lamento”. OUÇA AQUI
O projeto, contemplado pela Natura Musical em 2018, conta com um grande time de vozes da música contemporânea: Luedji Luna, Anelis Assumpção, Curumin, Larissa Luz, Fran, Josyara, Nara Couto, Nikima e Fabriccio. Conta ainda com a mixagem e masterização de Buguinha Dub.
O álbum Atrás do Pôr do Sol, lançado em 1988 pelo homenageado, é uma das maiores obras-primas da autoestima negra brasileira e uma pérola perdida na história da música produzida no País. E o Ainda Atrás do Pôr do Sol é uma homenagem a toda essa grandiosidade.
O projeto Ainda Atrás do Pôr do Sol (uma homenagem a Lazzo Matumbi) foi selecionado pelo programa Natura Musical, através do Edital 2018, ao lado de nomes como Linn da Quebrada, Bia Ferreira, Juçara Marçal, Kunumi MC, Rico Dalasam. Ao longo de 16 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 140 projetos no âmbito nacional, como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares.
O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas, com a música, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Lazzo Matumbi
Natural de Salvador, Lazzo Matumbi é conhecido pelos fãs e jornalistas como “a voz da Bahia”, é referência para toda uma geração de cantores de blocos no estado.
Lazzo é também a voz e o discurso do povo negro 130 anos depois da Abolição, tema que inclusive recorre em suas canções. Ele é um dos grandes nomes da música brasileira, da música baiana, do reggae.
Rabo de Galo
O Rabo de Galo começou como uma festa de vinil dedicada à música brasileira e uma festa de música brasileira dedicada ao vinil comandada pelos DJs Bruno Komodo e Peu Araújo.
Em seis anos de existência, e depois de uma extensa pesquisa, a dupla criou uma linguagem em seus sets e vem produzindo sons com uma lógica circular: pesquisar nos discos de vinil, produzir as músicas a partir deste trabalho e devolvê-la, com outra cara, aos LPs. Este processo já foi feito em dois lançamentos, em parcerias com Tiago Frúgoli, Monkey Jhayam e Hugo Frasa, e terá sua terceira experiência neste projeto.
Ubunto
Baiano radicado em São Paulo, é produtor de música brasileira contemporânea focado em ritmos brasileiros.
Ubunto coleciona parcerias ricas com Adriana Calcanhotto, Vanessa da mata, Fafá de Belém, Larissa Luz, Josyara, Di Melo, Alice Caymmi, Paula Lima, Hiran, Barro, Fran, Preta Gil e acaba de produzir Ojunifé, disco mais recente da cantora Majur.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.