Museu de Arte Contemporânea da Bahia sedia feira de artesanato indígena

O artesanato indígena é destaque na programação do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), de sexta-feira (25/04) a domingo (27/04). Para marcar o encerramento das atividades no mês dedicado aos povos originários, o Museu sedia a Feira Artesanato da Bahia – edição indígena, com abertura oficial dia 25, às 15h. No fim de semana, o horário de funcionamento é das 11h às 20h.
O evento é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e a Secretaria de Cultura do Estado (SecultaBA), via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), responsável pela administração do MAC_BAHIA.
A Feira reúne 30 expositores de diferentes etnias. Nos estandes montados na área externa do Museu, objetos e bijuterias confeccionados a partir de matéria-prima nativa, como sementes de coco, fibras naturais de cipó, piaçava e palmeira de licuri, em composições tradicionais e contemporâneas.
O público vai encontrar, também, peças utilitárias com entalhe e pintura em madeira e a tradicional cerâmica com pintura em tauá (pigmento de argila na cor branca), maracás, arcos e flechas, apitos, adornos corporais e instrumentos musicais. Os objetos são confeccionados pelos povos Tupinambá, Tumbalalá, Pataxó, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Kariri-Xocó, Xuku-Kariri, Kiriri, Pataxó, Tuxá, Xukurú, Funiô, Kaimbé, Tapuya e Tuxi.
Na programação ainda consta a apresentação de atrações culturais indígenas e danças ritualísticas, além do Cine Paredão, com o lançamento e exibição do filme “Caminhada Tupinambá, de Maurício Galvão, na sexta-feira (25), às 18h30.