A noite desta sexta-feira, 2 de maio, será marcada pelo lançamento da Mostra do Prêmio Bahia Aplaude, a partir das 19h, na Casa Preta. Com entrada gratuita, o público poderá assistir em primeira mão a exibição do espetáculo virtual adulto “Homem é Homem”. O evento comemora o início de um mês em que diversos espaços culturais de Salvador receberão, entre 10 e 25 de maio, apresentações de espetáculos finalistas da premiação. O final de semana prossegue com a exibição online dos indicados à categoria Performance, “Ex-passo” e “Noiva”, que ficarão disponíveis de forma gratuita no YouTube ( https://www.youtube.com/@bahia.aplaude ) até 8 de maio.
O espetáculo “Homem é Homem” é uma encenação da Cia. de Teatro da UFBA, assinado por Caio Rodrigo e Pedro Benevides, que destaca a ilusão criada pelo mercado de trabalho, ao propagar a possibilidade de ascensão social ao alcance de todos, através do empreendedorismo. A peça propõe uma reflexão sobre a fácil substituição de um homem por outro, quando ele não possui consciência de sua própria realidade e do meio onde vive, e sobre a necessidade de uma educação capaz de oferecer caminhos para intervir nessas estruturas, com uma participação mais consciente e coletiva nos processos de transformação.
“A Mostra Prêmio Bahia Aplaude acontece há alguns anos e é uma oportunidade para o público rever os espetáculos indicados nas categorias Adulto, Infantojuvenil e Performance. Além disso, é um momento de celebração da cena baiana, que se reencontra para brindar as restrições, afinal, a razão do Prêmio existir é a nossa produção teatral”, comenta o produtor Jorge Albuquerque.
A programação presencial da Mostra se divide entre o Espaço Cultural da Barroquinha, o Teatro SESI Casa Branca, o Teatro SESI Rio Vermelho, o Teatro Martim Gonçalves e o Teatro Goethe Institut, com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
PROGRAMAÇÃO
Mostra Prêmio Bahia Aplauso 2024/2025
Evento de lançamento
Data: 02/05
Horário: 19h
Local: Casa Preta Espaço de Cultura
Endereço: R. Areal de Cima, 07 – Dois de Julho, Salvador – BA, 40060-220
De 02 a 08 de maio – Mostra Online (YouTube)
Espetáculo: HOMEM É HOMEM (adulto)
Performance: EX-PASSO
Performance: NOIVA
Dias 10 e 11 de maio
Espetáculo: INFINITO (infantojuvenil)
Local: Teatro SESI Casa Branca
Horários:
Dia 10/05 – 16h
Dia 11/05 – 11h e 16h
Dias 16, 17 e 18 de maio
Espetáculo: OS DIAS LINDOS DE CELINA BONSUCESSO (adulto)
Local: Teatro Martim Gonçalves
Horário:
Dia 16 e 17/05 – 19h
Dia 18/05 – 16h
Dias 17 e 18 de maio
Espetáculo: MENINAS CONTAM A INDEPENDÊNCIA (Infantojuvenil)
Local: Teatro SESI Rio Vermelho
Horários:
Dia 17/05 – 16h
Dia 18/05 – 11h e 16h
Dias 23, 24 e 25 de maio
Espetáculo: HOJE É DIA DE ROCK (adulto)
Local: Teatro Martim Gonçalves
Horário:
Dia 23 e 24/05 – 19h
Dia 25/05 – 16h
Dias 23, 24 e 25 de maio
Espetáculo: CANDOMBLÉ DA BARROQUINHA (adulto)
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Horário:
Dia 23 e 24/05 – 19h
Dia 25/05 – 16h
Dias 24 e 25 de maio
Espetáculo: CASA BARRIGA (Infantojuvenil)
Local: Teatro Goethe Institute
Horários:
Dia 24/05 – 16h
Dia 25/05 – 11h e 16h
O 30º Prêmio Bahia Aplaude é uma realização da Aplaude Produções e do Ministério da Cultura, sob a coordenação da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda; e da Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A partir desta edição comemorativa de 30 anos, a Aplaude Produções assume a produção e a realização do evento, que tem a coordenação geral da Caderno 2 Produções. Mais informações disponíveis estão no site: www.bahiaaplaude.com.br .
Sobre o Prêmio Bahia Aplaude – Com três décadas de uma trajetória que confirma e celebra os destaques das artes cênicas baianas, o Prêmio Braskem de Teatro passa a se chamar Prêmio Bahia Aplaude . O nome homenageia as origens da premiação, que começou como Troféu Bahia Aplaude e agora expande sua assinatura para novas parcerias.
O objetivo é fortalecer a cadeia criativa do teatro, dando possibilidade de agregar outras marcas que acreditam não ter grande potencial transformador da arte, assim como a Braskem, forte impulsionadora do teatro baiano.