Notícias

Moda e cores: Colorimetria Pessoal

Gui Penachioni,
27/08/2013 | 10h08

Umas das partes que eu mais gosto em meu trabalho é a área das cores, porque além de parecer mágica, se trata de uma das partes mais importantes e necessárias para todos nós.

A maior parte das pessoas nunca ouviu falar em Colorimetria Pessoal ou simplesmente em uma cartela de cores, então hoje eu vou falar um pouquinho mais desse assunto mega importante. A Colorimetria é a ciência e o conjunto de tecnologias que estuda a percepção das cores. Cada pessoa tem uma cartela, onde nela estão todas as cores que devem ser usadas próximas ao rosto, é importante realçar que isso não significa que certa cor é proibida e sim que dentro de cada cor existe a tonalidade perfeita para um tom de pele.

Há alguns exemplos de situações onde a cor tem total influencia, de forma negativa e positiva, e acaba passando despercebido. Muitas vezes, mesmo depois de uma perfeita noite de sono, somos surpreendidos com aquela famosa perguntinha se estamos cansados ou abatidos, isso acontece quando aquele tom NÃO é o correto e realça olheiras e pequenas manchas da pele que não apareceriam em outras circunstâncias. O mesmo acontece no oposto, quando acertamos em uma tonalidade e recebemos um elogio que não é sobre a roupa estar bonita, o elogio é pra você, sobre estar bem ou estar bonito e não ter feito nada de diferente naquele dia. Um caso mais comum ainda é quando amamos uma roupa e por alguma situação não conseguirmos usá-la, parece que algo não esta encaixando.

A nossa percepção muitas vezes é automática e naturalmente não nos identificamos com algumas cores, mas é sempre bom prestar atenção nos comentários que escutamos. Outra dica super válida ao comprarmos uma roupa é evitar estar com o cabelo solto, principalmente para as mulheres, pois é sempre indicado deixar o contorno do rosto neutro para ter certeza que o reflexo daquela peça te favorece, brincos e colares são acessórios que podem influenciar!! Espero ter ajudado!!  Beijos Beijos.

Gui Penachioni