Ícone do site Dois Terços

Meninos nao choram por george Araujo

Tem um tempinho que não apareço por aqui, não é? Mas foi por uma boa causa. Ganhei vários filmes com a temática LGBT do meu amigo Paulo Fabrício e assisti a todos para escrever sobre eles e não apenas ficar falando de filmes atuais. Começo com ‘Meninos não choram’ e a cada semana vou postar um diferente aqui pra vocês. Espero que gostem!

TODOS CHORAM

Um filme que não foi feito para entreter. Foi feito para chocar e comprovar o talento da atriz Hilary Swank. Baseado em uma história real, a diretora e roteirista Kimberly Peirce teve muita sensibilidade para contar esse denso drama – mostrou o lado doce e romântico quando precisava ser doce e o lado agressivo e irracional quando precisava assim ser.

Teena Brandon (Hilary Swank) é uma garota que está ‘confusa’ sexualmente, se mete em um monte de encrencas em Nebraska e acaba se mudando para uma cidade do interior dos Estados Unidos – onde decide realmente viver como homem. Voz grossa, cabelo curto e seios amassados por panos, ela é aceita por um grupo de pessoas que acham que ela é realmente um garoto. Começa a ser chamada de Brandon e se apaixona pela bela Lana (Chlöe Sevigny) até que a família e amigos da sua amada descobrem a sua verdadeira identidade. A partir daí cenas chocantes, onde Teena é abusada e discriminada até ser brutalmente assassinada pelos próprios ‘amigos’. Choque.

Hilary também fez o emocionante ‘Menina de Ouro’(2004), mas já tinha provado ser uma grande atriz em Meninos não choram, onde ela não é ela, entende? Ela é Brandon. O filme não tem novidades nem segredos em planos de câmera, efeitos ou coisa parecida. Todo o mérito vai para o incrível trabalho que atriz e diretora fizeram para construir este longa.

Acontecido há quase 20 anos, a história de Teena ainda é considerada atual e o filme é um registro necessário deste caso que merece ser visto e repassado para mostrar que a morte de Teena não foi em vão; que o amor nunca é em vão.

‘Meninos não choram’ (1999) por George Araújo

Publicitário e Pós graduando em Marketing e Branding pela UNIFACS – Universidade Salvador.

Trabalha na área de marketing, criação gráfica, mídias sociais e é idealizador do BlogayrosCamp. twitter: @geoaraujos

 

 

Sair da versão mobile