Mapa Nacional da Violência de Gênero é reconhecido em premiação internacional
Nesta terça-feira (04), o Mapa Nacional da Violência de Gênero, plataforma interativa que reúne os principais dados públicos de violência contra mulheres no Brasil, foi premiado pelo Qlik Global Transformation Award na categoria Impacto Global. A premiação ocorreu em Orlando, na Flórida, no Qlik Connect 2024, conferência anual realizada pela Qlik, líder global em integração de dados, analytics e inteligência artificial, com o objetivo de identificar e promover avanços na área de ciência e inteligência de dados.
Representantes do Instituto Avon, DataSenado e Qlik. |
Lançado em novembro de 2023, o Mapa é fruto de uma parceria entre o Senado Federal, por meio do Observatório da Mulher contra Violência (OMV) e DataSenado, o Instituto Avon e a organização de jornalismo de dados Gênero e Número. A plataforma também inclui a Pesquisa Nacional de Violência contra as Mulheres – a mais longa série de estudos sobre o assunto no país. Esse é o primeiro projeto brasileiro a ser reconhecido pelo Qlik Global Transformation Award, que, desde 2018, destaca iniciativas e organizações que utilizam dados de forma inovadora para impactar positivamente negócios e a sociedade.
“Uma das nossas frentes de atuação como organização que trabalha em prol dos direitos fundamentais das brasileiras é a produção de conhecimento e informação de qualidade por meio de iniciativas como Mapa, que viabiliza e facilita o acesso a dados e indicadores indispensáveis para abordar o problema da violência contra mulheres no Brasil. Dados de qualidade são meios de acesso à cidadania, instrumentos para a conscientização da sociedade e ferramentas para que instituições possam tomar decisões baseadas em evidências, monitorando nossas leis e políticas públicas, bem como criando e aprimorando soluções para mudar a realidade da população feminina do país, garantindo sua segurança e bem-estar”, explica Beatriz Accioly, Coordenadora de Parcerias do Instituto Avon.
O evento teve mais de 100 sessões e workshops, incluindo o painel “Crie possibilidades com as soluções OEM incorporadas da Qlik”, que contou com a participação de Beatriz Accioly, Coordenadora de Parcerias do Instituto Avon, Marcos Ruben, Coordenador do Instituto DataSenado, e Pedro Leonardo, Supervisor de Tecnologia de Dados e Pesquisa do Instituto da DataSenado, para compartilharem a experiência de idealização e desenvolvimento do Mapa Nacional da Violência de Gênero.
“Reunir dados sobre a violência contra a mulher no Brasil sempre foi um desafio. Desde a sua criação a Lei Maria da Penha já mostra a importância da busca por dados de qualidade, transparentes e acessíveis, sistematizados e unificados nacionalmente, como base da criação de políticas públicas mais próximas das necessidades reais das mulheres brasileiras. O Mapa Nacional da Violência de Gênero nasce com o propósito de contribuir para esta missão, por meio de boas parcerias e muito trabalho. A qualidade tecnológica da ferramenta agora está sendo premiada. Esperamos que este reconhecimento dê ainda mais força para o projeto, de modo que, ao lado de outros atores envolvidos nesta luta, consigamos melhorar o acesso a dados tão fundamentais para o enfrentamento da violência contra a mulher.”, declara Maria Teresa Prado, Coordenadora do Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal.
Sobre o Instituto Avon
O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas em atenção ao câncer de mama e enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação, em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu mais de R$ 207 milhões em mais de 430 projetos, beneficiando mais de 5,3 milhões de pessoas e engajando mais de 130 empresas em suas iniciativas.
Sobre a Gênero e Número
A Gênero e Número é uma organização de jornalismo de dados que cobre questões de gênero e raça no Brasil e na América Latina desde 2016. A GN produz conteúdo multiplataforma em linguagem gráfica e audiovisual, além de pesquisas, relatórios e reportagens. Estabelecemos parcerias com o setor privado, terceiro setor, poder público e outros veículos de imprensa com a missão qualificar o debate sobre equidade no Brasil.
Sobre o Observatório da Mulher Contra a Violência do Senado Federal (OMV)
O Observatório da Mulher faz parte da estrutura da Secretaria de Transparência do Senado. Em parceria com o Instituto DataSenado, é responsável pela Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, que é a maior e mais longa pesquisa realizada com mulheres no país sobre o tema. O OMV tem como atribuição reunir e sistematizar as estatísticas oficiais, promover pesquisas e estudos, coletar dados primários e apoiar o trabalho de senadores e senadoras em relação à violência contra a mulher. Sua missão é contribuir para o fim da violência contra as mulheres, constituindo-se como uma plataforma de referência nacional e internacional em dados, pesquisa, análise e intercâmbio entre as principais instituições atuantes na temática de violência contra as mulheres.