Estreia nesta semana em toda a programação do IRDEB as ações do Selo Educadora FM Independente, uma iniciativa da rádio pública da Bahia para artistas ou grupos baianos que desejam promover o lançamento de álbuns independentes. E em sua estreia, LUI foi selecionado para ter as músicas do seu EP “Eu Sou Amor” engajadas na ação que insere as composições na rádio, além de uma campanha de visibilização do trabalho do artista a partir de seus canais / veículos comunicacionais (Rádio Educadora e TVE): veiculação de spots e vt’s, participação em programas musicais, jornalísticos e de variedades, com entrevistas e apresentações do novo trabalho fonográfico. “O Selo Educadora FM Independente aposta na sensibilidade e força do discurso de LUI, e por isso se soma na promoção do EP Eu Sou Amor”, pontua Paulo Alcoforado, coordenador da Rádio.
“Este é como um portal que se abre para difusão da música baiana, visibilizando o trabalho de quem está começando assim como de quem já trilha um caminho e busca ampliar seu reconhecimento. É uma iniciativa poderosa da rádio até mesmo pelo viés formativo, pois media o público no encontro com estes artistas, ‘educando’ seus ouvidos e despertando o interesse por essas novas vozes, suas estéticas e discursos. Ser o artista LGBTQIAP+ quem abre esse caminho é algo histórico e que precisa ser celebrado coletivamente”, afirma LUI destacando que essa conquista reconhece o mérito artístico e político-social de seu trabalho ao passo que também contribui com todo o movimento dos corpos que dissendem da cisheteronormatividade. “Eu existo porque há toda uma ancestralidade de pessoas que deslocaram e deslocam o mundo na legitimação de nossos afetos e existências. Minha música é sobre isso! Quando o Selo me escolhe inevitavelmente está escolhendo a nossa gente, se colocando junto, nos positivando!”.
Pelo Selo Educadora, LUI está promovendo as faixas “Comigo Ninguem Pode”, “Enredo” com feat de Hiran, “Positivo” com participação de Dan Vasco, “É Foda”, e a regravação de “Preciso Dizer Que Te Amo”, em uma versão produzida exclusivamente para o Selo e a rádio. Músicas que trazem temas como a homofobia, a sorofobia e a ancestralidade para positivar a vida, desconstruindo estigmas e preconceitos. “LUI toca em questões urgentes do nosso tempo de modo muito sensível, alinhando poesia e informação, swing e reflexão. Participar de seu desabrochar na música é provocador porque a troca e o aprendizado são contantes”, revela o diretor artístico Fred Soares que assina a direção da carreira do artista que começou no teatro há cerca de 20 anos e vem se experimentando no canto desde 2013, colocando-se profissionalmente no mercado musical este ano com o lançamento deste seu EP, que vem sendo gestado em parceria com a Candyall Music, selo e editora fonográfica de Carlinhos Brown.
Na quinta-feira, 23/09/2021, LUI conduz o programa Especial das Seis, falando sobre sua trajetória, apresentando suas canções e falando sobre o futuro, num encontro direto com os ouvintes da rádio que podem conferir através da frequência 107.5 (Educadora FM) e do aplicativo Educadora Play. LUI toma a arte como força motriz e matriz para mergulhar na afirmação das narrativas que dissendem da norma, trazendo à baila questões que ultrapassam a fronteira das minorizações sociais. Suas músicas também estão disponíveis nas plataformas de streaming e seus clipes podem ser vistos no canal youtube.com/LUIeusouamor.