Livro sobre infância queer ganha lançamento neste sábado (13) no Museu de Arte da Bahia
No dia 13 de dezembro, sábado, às 10h30, o Clube de Leitura LGBTI+ Independente da Bahia lança o livro “Infância Queer”, pela Editora Arpillera, resultado dos encontros do Clube no Museu de Arte da Bahia, neste ano de 2025. Haverá a discussão do livro pelas pessoas autoras do Clube e debate sobre o livro durante o encontro. No quadro do “Dezembro Vermelho”, Godi Tacos, participante do Clube, doará kits para teste rápido de HIV, atuando na conscientização sobre HIV, AIDS e outras ISTs. A entrada é gratuita e aberta a todas as pessoas aliadas à pauta LGBTTQIAPN+.
Sobre o livro Infância Queer
Infância Queer é o resultado em literatura das discussões, debates e estudos realizados por meio do Clube de Leitura LGBTI+ Independente da Bahia. Esta ação se desenvolveu no quadro do Projeto de Extensão “Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil”, que coordeno na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, no Departamento de Ciências Humanas I da UNEB, junto ao Colegiado de Letras Vernáculas e ao NUPE, Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNEB. O livro pode ser baixado gratuitamente a partir deste link: https://editoraarpillera.com.br/cadastro-receber-coletanea-infancia-queer/
Sobre o Clube LGBTI+
O Clube de Leitura LGBTI+ Independente da Bahia recebeu pessoas LGBTI+ e aliadas para a discussão de obras de pessoas autoras independentes. Essa posição de ‘independente” é muito significativa, pois faz deflagar uma gama variada e imensa da autoria LGBTI+ que foge ao cânone literário baiano e que luta para conquistar seu espaço de visibilidade junto à literatura da Bahia. Sobretudo, destaco que as obras que debatemos e fizemos circular são de pessoas autoras baianas ou que residem na Bahia, movimentando uma esfera literária LGBTI+. Assim, veio à luz a demonstração de pertencimentos literários sobre o modo de vida LGBTI+ e sua participação social na literatura.
Agradecimento ao Museu de Arte da Bahia
O lugar em que os encontros do Clube de Leitura LGBTI+ se realizou faz parte da ocupação de espaços sociais das pessoas e da literatura LGBTI+. Foi o Museu de Arte da Bahia, em Salvador, situado no conhecido Corredor da Vitória, que abriu suas portas, suas salas e colocou a sua gente em prol da concretização deste Projeto. A atitude de acolhimento pelo Museu de Arte da Bahia foi recebida sob uma política da diversidade, que produziu o efeito de convite público para conhecer o Clube de Leitura LGBTI+. A abertura do Museu proporcionou um chamamento estendido a todas as pessoas que tivessem o desejo de ler, debater ou apenas ouvir sobre a literatura independente LGBTI+ da Bahia. O Museu de Arte da Bahia inspirou nossas discussões e fomentou a organização e publicação de Infância Queer.
Como participar
Para participar inscreva-se preenchendo o formulário disponível na bio em @escritorlgbt.niltonmilanez.
