Literatura

No Circuito

Notícias

Ouça este post.

Livro “Cartas fora do armário” terá lançamento em Salvador

Genilson Coutinho,
22/09/2025 | 10h09

Foi durante a pandemia da covid-19 em 2020 que Fred Itioka, jornalista e roteirista do programa Altas Horas da TV Globo, disse por telefone um “Eu te amo, pai” e se deu conta de que em 50 anos de vida talvez nunca tivesse expressado tal sentimento a ele. Esta frase, que poderia ser tão simples, gerou nele uma série de gatilhos emocionais: por que algo que deveria ser tão trivial entre pais e filhos se tornava um obstáculo? Para ele, a resposta era clara: sua orientação sexual.

Homem gay, de origem asiática — o que agravava o tema por uma questão cultural — Itioka se viu distante de seu pai não apenas em consequência do isolamento imposto pela pandemia, mas por sua história como uma pessoa que sempre sofreu bullying e sentiu olhares preconceituosos dos familiares e parentes de seu entorno.

Conversando sobre o fato com outros amigos, também gays, que expressaram os mesmos sentimentos em relação aos seus próprios pais, o jornalista entrou em ação e entrevistou mais de 100 homens gays do Brasil e de outros países, como Afeganistão, Argentina, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Porto Rico, Rússia e Taiwan. Após este processo, decidiu convidar parte desses entrevistados para escreverem suas cartas.

“Eu quis escrever um livro, mas diante da riqueza de relatos que encontrei, senti que seria muito mais potente que o leitor tivesse acesso às narrativas dos próprios entrevistados, não um relato ficcional ou jornalístico.”

O resultado é o livro Cartas fora do armário, lançamento das Edições Cândido, que reúne 21 cartas, incluindo a do próprio Fred Itioka.

“Decidi escrever minha própria carta após um dos entrevistados desistir no meio do caminho. Só então eu entendi a dificuldade que implicava colocar no papel palavras e sentimentos guardados por tanto tempo”.

As cartas, cujos nomes dos autores são mantidos em sigilo, trazem relatos de mágoa, abandono, separação, mas também de perdão, ressignificação afetiva e amor. Os textos abordam desde o desejo de um filho que seu pai possa comparecer ao seu casamento com outro homem, à carta de um refugiado afegão que precisou fugir de seu país para não ser condenado por sua condição de homossexual.

A partir do livro, o jornalista almeja que outras pessoas possam se inspirar a ter relações mais francas com aqueles que ama, sejam seus pais ou seus filhos, transformando as experiências afetivas em algo que seja motivo de aproximação e felicidade, não de rejeição e mágoa.

O livro tem texto de apresentação de Fábio Mariano da Silva, doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e professor. A orelha é assinada pelo jornalista e apresentador Serginho Groisman.

Além das cartas, a obra traz informações sobre a questão LGBTQIA+ nos países dos entrevistados, informando a quem estiver lendo, o contexto relacionado às legislações, imposições culturais e religiosas de cada lugar.

Cartas fora do armário tem sido sucesso de vendas e após São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e FLIP-Paraty, será lançado em Salvador, cidade especialmente escolhida pelo autor, no dia 26 de setembro, no restaurante Recôncavo. A produção é da Brandship Agency de Salvador.

Sobre o autor:

Fred Itioka é paulistano, jornalista e roteirista do Altas Horas da TV Globo.

Aprendeu a ler com os gibis da Turma da Mônica e sonhava ser desenhista. Formou-se em Comunicação Visual no ensino médio, flertou com a Arquitetura, mas os estágios o levaram para as agências de Publicidade. Lá teve contato com o mundo do rádio e TV.

 Já na faculdade de Comunicação Social, começou a carreira como redator na Rádio Cultura AM e FM e mais tarde migrou para o jornalismo de política e economia na TV Cultura.

Recebeu um convite para formar a equipe paulista do programa Vídeo Show em SP e mudou para a TV Globo nos anos 90. Alguns anos depois migrou para Rede Record para o programa Zapping, como produtor e repórter.

Nos anos 2000, foi o correspondente do canal E! Entertainment Television para América Latina e assinava sua coluna de crônicas literárias para uma revista mensal no Brasil e um jornal no Canadá.

De volta à Rede Globo, passou pelo jornalismo e a convite do apresentador Serginho Groisman passou a integrar a equipe do Altas Horas.

Serviço:

Cartas fora do armário

Edições Cândido

106 páginas

Preço: R$ 64,00

Local do evento: Recôncavo Culinária

Endereço: Rua Professor Fernando Luz, 63 / Barra

Quando: 26 de setembro

Horário: 18h – 21h