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Liv Up dá entrada em notícia crime contra usuários por comentários homofóbicos e racistas

Genilson Coutinho,
17/05/2022 | 13h05
Divulgação Liv Up

Depois de obter liminar contra o Google no final de 2021 (confirmada recentemente em sentença judicial) e conseguir acesso aos dados primários de identificação, como endereço de IP e dados cadastrais dos usuários de 14 contas do Youtube, a foodtech de alimentação saudável e prática Liv Up, anuncia que tem seguido com o processo formal e registrou noticia crime junto à delegacia. Com isso, a startup cobra a identificação e responsabilização dos indivíduos para que respondam criminalmente pela conduta e aguarda decisão da delegacia sobre a abertura do inquérito.

No final do ano passado, ao lançar uma campanha publicitária estrelando o humorista e digital influencer, “Esse Menino”, o jogador da seleção masculina de vôlei, Douglas Souza, (ambos declaradamente parte da comunidade LGBTQIA+) e Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, influenciadora digital negra, a foodtech recebeu em suas redes sociais diversos comentários de cunho racista, homofóbicos e até de intolerância religiosa e optou por tomar uma ação não muito usual no mercado. A startup acionou seu departamento jurídico e entrou com uma ação contra o Google, exigindo o fornecimento dos dados dos usuários para que pudesse dar um andamento legal junto à delegacia e Ministério Público.

Denunciar e responsabilizar criminalmente os autores dos comentários, ainda não é uma ação comum entre as empresas que, geralmente, optam por apenas moderar e apagar os comentários, minimizando a visibilidade, e o incentivo, mas que também permite que as pessoas responsáveis por este tipo de ação se mantenham impunes. Com essa atitude a Liv Up reforça seu posicionamento em favor da diversidade e a não tolerância a qualquer discurso de ódio e posturas preconceituosas, e incentiva que outras empresas também possam se posicionar, especialmente no Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

“Não foi uma decisão fácil, mas optamos por manter os comentários (o que foi extremamente difícil e desagradável), pois eles eram importantes para que a gente preservasse as informações básicas necessárias para seguir com a solicitação de uma investigação da polícia, para dar seguimento ao caso. É uma postura proativa e que demonstra um interesse genuíno, de que esse tipo de conduta não seja mais aceito na sociedade, inclusive com eventuais punições para quem tiver esse tipo de atitude, considerando que exista de fato um crime, o que parece haver na nossa visão, a ser confirmado e apurado pelos órgãos competentes” afirma Daniel Grajzer, Head Jurídico da Liv Up.

Com isso a foodtech agora aguarda a definição da delegacia sobre abertura de um inquérito para investigar o caso e enviar ao Ministério Público, que deverá definir sobre a denúncia formal contra os 14 envolvidos que deva ser julgada por um juiz criminal. “Temos a intenção de fazer sempre que acontecer um episódio desses, pois não se trata apenas de uma ação específica, mas de uma conduta e modo de agir diretamente relacionados à cultura e valores da Liv Up, que defendemos tanto internamente como junto a parceiros, influenciadores contratados e consumidores. Acreditamos que a escolha de se importar em fazer a coisa certa do jeito certo é uma construção diária e esperamos que este caso, em uma data tão importante como a de hoje (dia mundial contra a homofobia), sirva de exemplo, para que cada vez mais empresas e pessoas também possam tomar uma atitude na busca por construir um mundo mais justo e diverso.” complementa Grajzer.

Sobre a Liv Up

A Liv Up é uma foodtech brasileira de alimentação saudável presente em mais de 50 cidades de todo Brasil. Há 6 anos no mercado, a empresa tem atualmente mais de 500 funcionários e uma área produtiva de 10 mil m². A base de sua produção é orgânica e familiar e conta hoje com cerca de 40 produtores parceiros, que fornecem mais de 100 toneladas de orgânicos à empresa todos os meses. Além das refeições ultracongeladas, a Liv Up também oferece um mercado on-line com ingredientes direto do campo e itens cuidadosamente selecionados além de delivery de saladas e pizzas. A marca tem como missão conectar as pessoas à comida boa de verdade, oferecendo alimentação saudável sem esforço, para diferentes momentos de consumo, com uma experiência encantadora e promovendo impacto positivo em toda a cadeia produtiva. Por meio de tecnologia customizada, a foodtech tem atuado para construir um sistema alimentar mais eficiente, transparente e sustentável para todo o país.