Comportamento

Social

Latin America anuncia ampliação do Comitê e lança Rota da Diversidade

Genilson Coutinho,
08/04/2024 | 21h04
Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America. Foto divulgação.

Consultora em Diversidade, Inclusão e Turismo Acessível, Jéssica Paula foi a primeira PCD a escalar o Pão de Açúcar (RJ). Guilherme Soares Dias é um dos principais nomes quando o assunto é afroturismo. Já Simone Lara é pesquisadora, escritora e profissional de eventos e longevidade, abordando uma série de assuntos relacionados à vida dos 60+. Os três passam a integrar o Comitê de Diversidade da WTM Latin America.

Criado em 2022 a partir vontade da WTM Latin America de atuar de forma organizada e efetiva na temática de diversidade e inclusão no turismo, o Comitê vem, desde então, trabalhando na escuta ativa, discussão e reflexão sobre as reais necessidades comportamentais do mercado em relação ao tema, incluindo pautas sociais, de sustentabilidade ambiental, LGBTQIA+. “A inclusão de três novos membros é fruto da evolução das discussões com o próprio comitê, com o tempo de ação verificamos a necessidade de expandir ainda mais nosso olhar convidando essas três pessoas que tem um trabalho incrível em suas áreas de atuação.” diz Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America.

Rota da Diversidade

A iniciativa tem o objetivo de incentivar inovações significativas, reconhecer e destacar projetos inovadores que abordem, de maneira única e criativa, as temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+, ampliando a conscientização sobre a importância da diversidade na indústria, estimulando práticas inclusivas e representativas no setor, além de fomentar o impacto social positivo que contribua para o desenvolvimento sustentável e melhoria das condições sociais nas comunidades envolvidas.

Para seu lançamento, os expositores foram convidados a participar do projeto, se inscrevendo como parte da rota. Todos os projetos inscritos foram avaliados de acordo com critérios de Relevância para o Tema (validação do alinhamento claro e evidente do projeto/iniciativa com os conceitos de Afroturismo, LGBTQIA+ e Turismo 60+) e Promoção da Iniciativa no evento (validação da inserção de divulgação do projeto/iniciativa durante o evento). O mapeamento de projetos e iniciativas não tem como objetivo avaliar o projeto ou condecorar de nenhuma forma iniciativas presentes, mas sim de mapear e validar o que está sem apresentado no evento nesse sentido.

Ao todo, 27 organizações – entre iniciativas privadas e destinos – integram a primeira edição do projeto. Embora não seja uma premiação, cada uma delas receberá um selo de reconhecimento que as destacarão no evento.

De acordo com Bianca Pizzolito, head a WTM Latin America, a rota funcionará como um Guia para aqueles que buscam iniciativas que promovam a diversidade. “Queremos visibilidade para a temática e reconhecer expositores que enfatizam, promovem e trabalham a diversidade em seus produtos e iniciativas. Esse é um dos trabalhos do nosso Comitê, criado em 2022 e recém ampliado”, diz a executiva.

Sob a temática “The Future is Open. Be the Change”, a WTM Latin America 2024 ocorre entre 15 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Gratuito e obrigatório para a visitação, o credenciamento já está disponível pelo site, a partir de páginas em português, inglês ou espanhol.

Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America é realizada, anualmente, em São Paulo e atrai mais de 27 mil profissionais de turismo durante os três dias de evento. O evento oferece conteúdo qualificado aliado a networking e oportunidades de negócios. Em sua mais recente edição, em 2023, a WTM Latin America manteve seu foco na geração efetiva de negócios, e conseguiu a marcação antecipada de seis mil reuniões que foram realizadas entre compradores, agentes de viagens e expositores. Os conteúdos da WTM Latin America estão disponíveis em inglês, espanhol e português.