Júlia Leite representa a Bahia no Miss Brasil Gay 2025
Foto: Vinicius Kava
Natural de Porto Seguro e morando atualmente no Espírito Santo, o cabeleireiro e artista transformista Vinícius Leite, de 30 anos, está prestes a viver um dos momentos mais marcantes da sua trajetória: representar a Bahia no Miss Brasil Gay 2025. A 43ª edição Miss Brasil Gay 2025 será no dia 23 de agosto no Terrazzo, em Juiz de Fora.
Sob a personagem Júlia Leite que ele dá vida desde 2012, Vinícius leva à passarela muito mais do que beleza e performance. Ele carrega um legado de luta, arte, representatividade e orgulho LGBTQIAPN+.
A conquista do título de Miss Bahia Gay 2025 é a realização de um sonho antigo: “Sempre quis ser a Miss Brasil. Em 2024, tentei chegar lá pelo Miss Espírito Santo Gay e fiquei em segundo lugar. Apesar do resultado, aquilo me deu ainda mais força para continuar”, relembra Vinícius.
Representar a Bahia no Miss Brasil Gay vai além do glamour para Vinícius: “É um privilégio imenso e carrega um peso significativo. É uma oportunidade de quebrar estereótipos, inspirar outras pessoas e mostrar a riqueza artística e a luta por respeito e visibilidade que existe no nosso estado. É um ato de orgulho, resistência e celebração”, afirma Leite.
A preparação para o concurso é intensa. Além dos figurinos e maquiagem que expressam a identidade baiana, há um foco rigoroso em performance, postura, oratória, conhecimento geral e equilíbrio físico e mental.
Fora dos holofotes, Júlia Leite vive uma rotina de muita dedicação à arte drag, ensaios, produção de conteúdo e trabalho profissional como cabeleireiro: “É uma vida de muito esforço, paixão e resiliência”, comenta Leite.
Foto: Arquivo Pessoal.
Vinícius também faz uma análise crítica sobre o apoio à arte drag e à diversidade na Bahia:
“A Bahia tem um potencial enorme, mas o apoio ainda é desigual. Existem espaços independentes e coletivos que valorizam essa arte, mas o reconhecimento institucional e o apoio financeiro ainda são desafios. A luta por visibilidade continua”, reforça Leite.
A mensagem de Vinícius para jovens LGBTQIAPN+ que sonham com uma carreira artística é de inspiração e empoderamento:
“Abrace sua verdade e sua arte com coragem e paixão. Sua autenticidade é sua maior força. Não desista dos seus sonhos, pois o mundo precisa da sua arte e da sua perspectiva única”, comenta Vinícius.
Júlia Leite não é apenas uma concorrente em um concurso de beleza. Ela é o reflexo da potência transformadora da arte, da coragem de ser quem se é e da Bahia que resiste e brilha, com cor, orgulho e representatividade, no palco mais simbólico da cena drag brasileira.
Venda de ingressos
As vendas de ingressos começam no dia 1º de julho. As compras on-line poderão ser feitas pelo site do concurso www.missbrasilgay.com.br ou, presencialmente, na Praça Menelick de Carvalho, 150, Centro de Juiz de Fora, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Estarão disponíveis as modalidades:
- Mesas: opções Super Diamante, Diamante, Ouro A, Ouro B, Ouro C e cadeiras avulsas
- Camarote Open Bar
- Festas
Haverá entradas a preços populares, com doação de alimentos não perecíveis a uma instituição parceira do evento.