Notícias

Saúde

Idomed realiza atendimento gratuito de saúde, AMANHÃ, para a população LGBTQIAPN+, em Alagoinhas-BA

Genilson Coutinho,
17/05/2024 | 14h05

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social, o IDOMED realiza, neste sábado, dia 18, atendimentos gratuitos de saúde para a população LGBTQIAPN+, das 8h às 12h, na Policlínica Municipal de Saúde da cidade. A iniciativa faz parte do Projeto de extensão promovido pela instituição, o IDOMED Cuida.

            Os atendimentos, realizados pelos estudantes do 6°período do curso de Medicina do Idomed Alagoinhas, sob supervisão dos professores da instituição, vão contemplar as áreas de ginecologia e obstetrícia. Durante as quatro horas de atendimento à população LGBTQIAPN+, ainda serão realizadas pequenas cirurgias, ações de educação em saúde sobre o processo transexualizador, os riscos do uso do silicone industrial e do uso indiscriminado de hormônios.

O agendamento deve ser realizado de forma prévia pelo CIAS – Centro Integrado de Assistência Social da Secretaria Municipal de Assistência Social. E para receber um dos atendimentos ofertados no dia 18, os pacientes devem comparecer portando RG, CPF e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

            De acordo com o diretor do Idomed Alagoinhas, Eduardo Andrade Junior, essa parceria com a Prefeitura Municipal é fundamental para fortalecer o compromisso com a comunidade e promover a saúde integral. “Iniciativas como o IDOMED Cuida demonstram o papel ativo que uma faculdade de medicina pode desempenhar na promoção do bem-estar e na construção de uma sociedade mais inclusiva”, afirma Andrade. 

O professor Maurício Campos, coordenador do curso de Medicina do IDOMED Alagoinhas, chama atenção para a importância da participação dos alunos em projetos que apoiam e cuidam da saúde da população LGBTQIAPN+. “Ao participar desses projetos, eles têm a oportunidade de aprender a oferecer um cuidado de saúde que respeite a diversidade de identidades de gênero, assim como desenvolver empatia e compreensão em relação às suas necessidades”, complementa Campos.

            Segundo Jéssica Vasconcelos, coordenadora de operações acadêmicas da instituição, o fortalecimento do SUS a partir de ações direcionadas ao atendimento à população LGBTQIAPN+ contribui para reduzir as desigualdades de acesso ao sistema de saúde e possibilita o cumprimento da missão do IDOMED “Educar para transformar”. “Essa é uma demonstração clara do nosso compromisso com a excelência acadêmica aliada ao serviço à comunidade”, finaliza Giovanna Queiroz, professora da instituição de ensino e responsável pela ação.

            Vale ressaltar que a Estácio é vinculada ao IDOMED.