Na semana que marcou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, a Hyundai Motor Brasil apresentou aos seus colaboradores o SOMOS, grupo de afinidade que representa a comunidade LGBTQIAPN+, e que chega com o objetivo de construir um ambiente seguro, propício para discussões, desconstrução de preconceitos e conscientização, além de gerar maior representatividade de grupos minorizados socialmente. A missão dos participantes é conectar as pessoas em um ambiente de troca, ajudando a Hyundai a engajar e a promover ações que a transforme, cada vez mais, em uma empresa diversa e inclusa.
A iniciativa está alinhada às práticas de ESG da companhia, mais especificamente ao pilar Social, que se relaciona com atitudes, ações e comportamentos adotados para e com os colaboradores, com foco em garantir os direitos humanos, a diversidade, a equidade e a inclusão. Ao promover a igualdade de gênero, reduzir as desigualdades e garantir ambientes de trabalho justos e inclusivos, a Hyundai trabalha orientada à realização de seu compromisso global pelo Progresso para a Humanidade e fortalece sua atuação como agente de transformação no setor automotivo.
“Promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho é um elemento fundamental da responsabilidade social corporativa e faz parte da nossa cultura. Por isso, ao adotar políticas e programas inclusivos, a Hyundai não apenas se esforça em criar um ambiente mais justo e acolhedor, mas também contribui para a equidade e o combate à discriminação. Vemos nos integrantes do grupo SOMOS uma grande motivação para contribuir com esse objetivo e fazer parte dessa mudança cultural dentro da sociedade como um todo”, explica Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
O Grupo SOMOS é formado por colaboradores da Hyundai, de diversas áreas, tanto da produção como dos escritórios, com idades de 22 a 47, que se voluntariaram para o projeto. Cada um defende, à sua maneira, o direito de expressar sua individualidade e a desconstrução de preconceitos. Entre as atividades do grupo está prevista a realização de comitês internos que discutem eventos e conteúdos da Hyundai para seu público interno, com objetivo de contemplar as demandas da comunidade LGBTQIAPN+, desde a consideração de espaços melhores para a convivência até as maneiras mais adequadas de se comunicar.
As ações de Diversidade e Inclusão são um dos pilares globais do programa “Road for Sustainability” (Caminho para a Sustentabilidade), do Grupo Hyundai Motor. Nele estão previstas as iniciativas focadas no meio ambiente, nas comunidades onde a empresa atua e nas pessoas. Para além dos projetos voltados à comunidade LGBTQIAPN+, o programa prevê também práticas de impulsionamento de lideranças femininas, equidade racial, representatividade de gerações, inclusão de pessoas com deficiência, entre outros.
Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas
A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 2,8 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. A partir do Brasil, a marca coordena as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul e exporta para países vizinhos, como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse o site. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn, e no YouTube.
Sobre a Hyundai Motor Company
Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio. Mais informações sobre a Hyundai Motor e seus produtos podem ser encontradas em: World Wide Hyundai ou Global PR Hyundai.