Ícone do site Dois Terços

HIV será tema da 25ª edição da Parada LGBT de São Paulo

SAO PAULO, BRAZIL - MAY 04: Participants march in the Eighteenth Gay Pride Parade in Sao Paulo on May 4, 2014 in Sao Paulo, Brazil. Demonstrators protested in favor of the criminalization of homophobia in the country and the promotion of human rights for transsexuals. (Photo by Victor Moriyama/Getty Images)

Recentemente foi anunciado o tema da 25ª edição da Parada LGBT de São Paulo, que será on-line. O ativista Matheus Emílio, da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, participou da primeira reunião ordinária do Mopaids (Movimeno Paulistano de Luta Contra Aids), e adiantou que o lançamento oficial da Parada 2021 será no dia 3 de março. O tema central deste ano é: HIV/Aids com o slogan: “HIV e Aids: Ame +, Cuide + e Viva +“.

Parada LGBT São Paulo (Foto: Divulgação)

Assim como em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, a Parada vai acontecer online. Recebemos 50 propostas de slogan. A frase final foi escolhida por especialistas da área da comunicação e também do Unaids. Neste momento, estamos unindo laços entre os movimentos LGBT e de luta contra aids para ampliar ainda mais o debate. O lançamento oficial da Parada 2021 está programado para 3 de março“, explicou Matheus.

Segundo o ativista, o sinal de mais usado no slogan tem um duplo sentido, representa as pessoas vivendo com HIV/aids e incentiva que a população tenha de fato mais amor, mais cuidado e que viva mais. Ele também revelou, segundo o portal Agência Aids, que a Associação da Parada vai lançar em breve um manifesto em defesa da luta contra aids e está planejando uma possível ação para confecção de uma colcha de retalhos em homenagem às pessoas que morreram em decorrência da doença.

Foram abordados também sobre a criação da Frente Parlamentar de Luta Contra Aids e Tuberculose em São Paulo e sobre uma mudança na diretoria. Américo Nunes, adiantou que neste ano deixará a coordenação do movimento. “A atual diretoria está à frente do Mopaids há muito tempo, chegou a hora de renovar e buscar novas lideranças para dar continuidade a nossa luta“, disse.

Sobre a missão da Mopaids neste ano, é continuar atuando pela garantia de direitos e qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/aids na cidade de São Paulo, em especial, pessoas trans, travestis, em situação de rua, jovens e profissionais do sexo.

Sair da versão mobile