Grupo SBF oferece suporte jurídico a colaboradores Trans que desejam retificar o nome civil e identidade de gênero em seus documentos
O Grupo SBF, um ecossistema esportivo que conecta as marcas Centauro, Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), NWB, FitDance, X3M e OneFan, valoriza a diversidade e inclusão, e acredita que o esporte é uma das ferramentas que pode potencializar o respeito a todas as pessoas. Entre as ações que são realizadas pelo Grupo, incluem-se letramento de diversidade e inclusão; vagas afirmativas para pessoas pertencentes a grupos minorizados; aproximação com coletivos do esporte que dialogam com essa população; programas de desenvolvimento.
Dando andamento às ações e em apoio ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o Grupo, em parceria com o escritório de advocacia Xavier Gagliardi Inglez Verona Schaffer – XGIVS, desenvolve a ação única Trans Identidade, que visa oferecer suporte jurídico para colaboradores trans que desejam retificar o nome civil e identidade de gênero nos documentos de identificação.
“Hoje, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode solicitar ao cartório de registro civil de origem a adequação da certidão de nascimento ou casamento à sua identidade de gênero.
Contudo, sabemos que nem sempre é simples realizar a retificação dos documentos. Assim, numa iniciativa pioneira no setor de varejo e como parte dos nossos esforços para fortalecer nosso compromisso com a agenda de diversidade e inclusão, vamos nos colocar ao lado das nossas pessoas colaboradoras na busca por esse direito, oferecendo todo o apoio necessário”, ressalta Melissa Guimarães, vice-presidente de RH do Grupo SBF.
A empresa vai apoiar os profissionais desde a orientação jurídica até o trâmite burocrático nos cartórios, com todos os valores incluídos no processo integralmente custeados pelo Grupo. “É uma alegria enorme poder participar de um projeto que vem fazendo a diferença na vida de tanta gente e ajudando cada atleta a correr atrás de um aspecto tão fundamental da identidade como o nome”, complementa Rafael Gagliardi, sócio do XGIVS.
Além da ação Trans Identidade, o Grupo SBF realiza também ações de conscientização e acolhimento. Uma delas é o letramento por meio de um guia prático com dicas sobre como incluir pessoas LGBTQIAPN+ de forma respeitosa. A empresa também firmou recentemente novas parcerias no âmbito da diversidade, visando mais vagas afirmativas. Dessa vez, em parceria com TransEmpregos e Transpor, ambos focados em empregabilidade de pessoas trans, com o objetivo de incentivar líderes a contratarem profissionais LGBTQIAPN+, criando um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo.
Ainda em junho, para promover a participação e integração dos colaboradores, o Grupo SBF proporcionará uma experiência esportiva inclusiva. Os colaboradores terão a oportunidade de jogar vôlei com o coletivo esportivo LGBTQIAPN+ Angels Volleye participar de uma aula de FitDance junto à Casa Florescer, centro de acolhida para travestis e mulheres transexuais.
Sobre o Grupo SBF
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo SBF é um ecossistema que acredita que o esporte transforma vidas. Por isso trabalha com a missão de impulsionar o esporte no Brasil, todos os dias. Até 2020, o grupo atuou no país com a Centauro, maior varejista de artigos esportivos da América Latina e primeira varejista omnichannel do Brasil, com 100% das operações de lojas físicas e plataforma digital integradas desde 2018. Em dezembro de 2020, a FISIA integrou o SBF como representante exclusiva da Nike no Brasil e, dessa forma, o grupo passou a contar com a maior marca esportiva do mundo. Desde então, novas unidades de negócio foram estrategicamente incorporadas nesse ecossistema, como a NWB, maior plataforma de mídia digital esportiva do Brasil e dona dos canais digitais Desimpedidos, Acelerados e Falcão 12, entre outros; a OneFan, sportstech criada para potencializar a relação de torcedores e fãs com entidades esportivas, por meio de tecnologia e inteligência; a X3M, referência em live marketing esportivo no país, dona de eventos como XTERRA e UPHILL Marathon; e a FitDance, uma das maiores plataformas de dança do mundo, com mais de 12 bilhões de visualizações em seu canal digital oficial.