O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ vem através desta nota lamentar a partida na noite da última quinta-feira, dia 04, no Rio de Janeiro, da cabelereira, escritora, atriz e ativista trans Ruddy Pinho.
Ruddy estava com 76 anos. Foi uma figura de destaque no meio LGBTI+ e fora dele. Cabelereira de várias famosas, entre elas a atriz e amiga Suzana Vieira.
Sua vida em si foi um ativismo. Ainda rapaz adotou uma criança, num tempo onde havia muito preconceito em relação à adoção por pessoas LGBTI+. Logo em seguida transicionou para o gênero feminino, assumindo-se como uma mulher transexual, dando visibilidade ao tema.
Em 2009 fez parte da composição do primeiro mandato do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTI+ do Rio de Janeiro, dando a sua contribuição para as pautas de nossa comunidade.
Como escritora, teve vários trabalhos publicados e chegou a vencer o concurso da Biblioteca Nacional.
Chegou a atuar como atriz em três filmes, entre eles Navalha na Carne, junto à Vera Fisher. No teatro, sua última apresentação foi no espetáculo Divinas Divas, junto às saudosas Rogéria e Jane Di Castro.