Governo do Estado divulga programação cultural do “Verão Axé Music 40 anos”
“Já pintou verão. Calor no coração. A festa vai começar”, anuncia a icônica canção Baianidade Nagô, de Evandro Rodriguez, e o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a Cultura ao prestar homenagem aos 40 anos do Axé Music, com uma série de ações que vão acontecer durante o verão na capital e em toda Bahia. Nesta sexta-feira (10), o governador Jerônimo Rodrigues lançou o “Verão Axé Music 40 anos”, uma programação diversificada para baianos e turistas, abrangendo áreas como cultura, turismo, segurança, esporte, trabalho e direitos humanos.
Entre as ações está a programação especial e inovadora do Amô pelo Pelô, que movimentará o Centro Histórico de Salvador durante o verão de 2025. Entre as atrações, estão apresentações musicais, aulões de dança organizados pelo Centro de Formação em Artes da Funceb, e o retorno do tradicional baile afro-caribenho Quintas Dancehall. A programação teatral inclui peças curtas, stand-up comedy e performances cênicas que destacam novos talentos do teatro local. Também haverá rodas de samba e desfiles percussivos animando as ruas e vielas, além do Especial Axé 40, uma homenagem aos 40 anos do Axé Music, com shows em microtrios de artistas consagrados do gênero. Para as crianças, a programação infantil traz atividades como circo, teatro, contação de histórias, pintura facial e recreação. Além dos ensaios de verão dos blocos afro.
A apresentação da programação do“Verão Axé Music 40 anos” foi realizada pelo secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro. “Exaltar a história do Axé Music é uma forma de valorizar uma parte fundamental da Cultura da Bahia e de como a Cultura baiana se tornou conhecida dentro e fora do país. Se hoje a gente celebra o dado de que a Bahia é o destino turístico mais procurado do Brasil, é porque, ao longo de quatro décadas, o Axé Music, com todo seu poder e sua força de cativar as pessoas, contribuiu muito para esse crescimento”, destaca o secretário.
Entre as atrações confirmadas para se apresentarem nos largos (Tereza Batista, Pedro Archanjo, Quinca Berro D’água e Pelourinho) e na Praça das Artes estão: Márcia Short, Márcia Freire, Sarajane, Gerônimo Santana, Amanda Santiago, Patrícia Gomes, Tatau, Armandinho e Irmãos Macêdo, Mãeana, Hiran, Pedro Pondé, Gal do Beco, Matilde Charles, Afrojhow, Melly, Tonho Matéria, Sued Nunes, Ronei Jorge, Illy, Roça Sound, Josyara, entre outros artistas.
Pelô Novos Sons – programação diversa, valorizando novos talentos e artistas do cenário musical baiano, atraindo variados públicos com apresentações de reggae, pop rock, rap, entre outros gêneros musicais.
Aulões de Dança – realização de aulas de ritmos variados, coordenadas pelo Centro de Formação em Artes da Funceb, e participação de professores convidados.
Quintas Dancehall – Com mais de 15 anos de existência, o Baile Quintas Dancehall retornará as noites do Pelourinho, fortalecendo a cultura afro-caribenha. O grupo Ministereo Público vai receber convidados especiais nas quintas-feiras do Pelourinho.
Pelô das Artes – apresentação das diferentes linguagens artísticas, como o teatro, a literatura, as artes visuais e o audiovisual.
Samba e Desfiles Percussivos nas Ruas –rodas de samba e desfiles percussivos dinamizando as ruas e ladeiras do Centro Histórico de Salvador.
Especial Axé Music 40 – apresentações em microtrio e palcos com artistas da Axé Music, em homenagem aos 40 anos do gênero.
Programação Infantil – programação destinada ao público infantil, incluindo performances circenses, teatro, palhaçaria, recreação, pintura facial e contação de histórias.
Bailes de Carnaval – bailes e Bailinhos que combinam a tradição do Carnaval e das marchinhas carnavalescas com a diversidade de ritmos autênticos da Bahia.
Verão Axé 40 na Orla e nos Bairros – apresentações artísticas em homenagem ao Axé Music em diferentes pontos da cidade, descentralizando as festividades e integrando diferentes comunidades de Salvador à comemoração dos 40 anos da Axé Music.
Verão da OSBA 2025 – o projeto Verão da Orquestra Sinfônica da Bahia está realizando uma série de atividades no Complexo do Teatro Castro Alves (Sala do Coro, Esplanada do TCA e Concha Acústica), em que o clássico se une ao popular, promovendo uma grande celebração da estação mais festiva do ano.