No Circuito

Teatro

Ouça este post.

Gabriela Duarte apresenta monólogo em Salvador neste fim de semana

Genilson Coutinho,
23/10/2025 | 13h10

Foto:Priscila Prade

Nos dias 24, 25 e 26 de Outubro, a 25ª Edição do Catálogo Brasileiro de Teatro apresenta em Salvador o espetáculo “O Papel de Parede Amarelo e Eu”, adaptação contemporânea da obra pioneira escrita em 1892 por Charlotte Perkins Gilman. A peça traz à tona reflexões atemporais sobre gênero, poder e liberdade, sob direção de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos, e com atuação de Gabriela Duarte. As apresentações serão no Teatro Faresi em Ondina e os ingressos estão à venda no site ingressodigital.com e no local.

A narrativa acompanha uma mulher diagnosticada com depressão e histeria, obrigada por seu marido, um médico, a se isolar em uma casa para evitar qualquer esforço físico ou mental. Confinada, ela passa a desenvolver uma obsessão pelo papel de parede amarelo de seu quarto, que se torna símbolo de sua angústia, aprisionamento e desintegração psíquica.

Mais do que um drama psicológico, o espetáculo expõe o contexto social que restringia a liberdade feminina no século XIX e convida o público a refletir sobre as questões de gênero que ainda permanecem atuais. A montagem combina uma linguagem poética moderna e realista, revelando a luta interna da protagonista e a resistência contra os papéis impostos pela sociedade.
Com forte simbolismo, “O Papel de Parede Amarelo e Eu” transforma dor em arte e reafirma a potência do teatro em iluminar temas urgentes e universais.

O conto de Charlotte Perkins Gilman (1860-1935) tornou-se marco da literatura feminista por tratar do confinamento e da perda de identidade de uma mulher, silenciada através da medicalização da sua subjetividade, da negação de sua autonomia intelectual e do controle patriarcal exercido no ambiente doméstico.

Para a atriz, esta não é uma conversa só de mulheres, mas uma oportunidade de abrir o diálogo e convidar os homens à reflexão. A peça é política “na medida certa”, ela conta, “com toques de ternura e poesia”.

“O PAPEL DE PAREDE AMARELO E EU” se apresenta em Salvador depois de temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, já sendo considerada uma das peças mais aclamadas da atual temporada. Na capital Baiana, a peça será realizada pelo Catálogo Brasileiro de Teatro, uma iniciativa da Fred Soares Produções, que este ano comemora 25 edições. Com patrocínio do Shopping da Bahia, apoio do Instituto Marta Zollinger e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto realiza por ano 20 espetáculos do eixo Rio e São Paulo em Salvador, além de ações de formação e difusão, sendo considerando o maior projeto de circulação teatral do país.

Projeto CATÁLOGO BRASILEIRO DE TEATRO | 25ª EDIÇÃO
Espetáculo O PAPEL DE PAREDE AMARELO E EU
Da obra de Charlotte Perkins Gilman
Direção: Alessandra Maestrini e Denise Stoklos
Elenco: Gabriela Duarte
Textos Adicionais: Alessandra Maestrini

SERVIÇO
Data: 24, 25 e 26 de Outubro
Local: Teatro Faresi
Horário: Sexta e Sábado 20h e Domingo 18h
Ingressos a venda no site ingressodigital.com e no local.
Duração: 60 minutos.

INGRESSOS
VALORES DE 1º LOTE – R$ 120,00 / 60,00