Ouça este post.

Frente Jurídica LGBTQIAPN+ celebra um ano de atuação pela diversidade no Direito

Genilson Coutinho,
17/12/2025 | 13h12

A Frente Jurídica LGBTQIAPN+ está comemorando seu primeiro ano de atuação como um espaço de vivências, acolhimento e pluralidade dedicado ao fortalecimento de profissionais LGBTQIAPN+ que atuam no setor jurídico. Os profissionais que atuam na Frente, advogados, estão à disposição da imprensa para tratar de assuntos ligados à diversidade, inclusão, parentalidade homoafetiva e o desenvolvimento de carreiras LGBTQIAPN+ no universo jurídico.

A Frente Jurídica LGBTQIAPN+ é um grupo independente, apartidário e colaborativo que nasceu com o objetivo de transformar o ambiente jurídico em um espaço mais diverso, seguro e representativo. A iniciativa estimula o protagonismo de pessoas LGBTQIAPN+ no Direito, incentivando a troca de conhecimentos, o fortalecimento de vínculos profissionais e a criação de redes de apoio. Com ações voltadas à valorização da diversidade e à promoção da equidade, a Frente Jurídica LGBTQIAPN+ reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente jurídico humano e livre de preconceitos.

Atuação e Impacto da Frente

No primeiro ano de atuação, a Frente Jurídica LGBTQIAPN+ consolidou uma ampla rede de apoio, marcada pela realização de encontros voltados à troca de experiências e ao fortalecimento de conexões profissionais. A iniciativa também esteve presente em diversos eventos e debates sobre temas fundamentais de seu universo.

Atualmente, a Frente Jurídica LGBTQIAPN+ reúne mais de 500 membros, entre advogados, estudantes de Direito e profissionais de diversas áreas que atuam em prol da inclusão. Está em 16 estados brasileiros e em quatro países. Em seu primeiro ano de atuação, participou de 11 eventos, entre painéis, palestras e formações. Além disso, mantém um programa de mentoria em andamento, dedicado ao desenvolvimento profissional e ao fortalecimento das trajetórias.

Em julho, a Frente Jurídica LGBTQIAPN+ integrou o painel “Parentalidade de Casais Homoafetivos”, promovido pelo grupo LogiPride, da Logicalis, durante o Mês do Orgulho. A presidente Lorena Pretti Serraglio apresentou um panorama sobre os direitos das famílias LGBTQIAPN+ no Brasil, destacando avanços e desafios ainda presentes, como questões ligadas ao registro civil, ao uso do nome social e ao reconhecimento da identidade parental.

Eventos Realizados

  • Lançamento virtual;
  • Visibilidade Trans;
  • Carreiras diversas;
  • Café Parada LGBT São Paulo;
  • Parentalidade LGBTI+
  • Speed Networking;
  • Saúde Mental na Comunidade;
  • Direitos Humanos e Inclusão;
  • Mês do orgulho: Webinário;
  • Empregabilidade Trans;
  • Confraternização de Fim de Ano.

Os nomes por trás da iniciativa

Diversos profissionais desempenham papéis fundamentais na Frente Jurídica LGBTQIAPN+, entre eles Bruno Bastos Becker, fundador e coordenador da iniciativa e Lorena Pretti Serraglio, presidente da entidade.

Também fazem parte da iniciativa nomes como Bernardo Fico, Renata Hollanda; Jackson Ferreira, Letícia Parucker, Alexander Beltrão, Eberth Vinícius, Rebeca Juvenal, Alexandre Miura, Anderson D’Ávila,e Carolina Muzzi, Gui Mendonça, Maria Paula Andrade, Bruna Bossa, Fernando Eick, Gabriel Boueret, Maru Arvigo, Miguel Lopes e Rodrigo Giorilli.

“Ser a primeira presidente da Frente Jurídica representa a oportunidade de inaugurar um espaço de reflexão e atuação comprometido com a diversidade e equidade no Direito. É abrir caminhos e estabelecer bases sólidas para que nossos espaços sejam mais plurais e realmente transformadores”, afirma Lorena Serraglio.

Bernardo Fico acredita que a Frente é um espaço fundamental para profissionais LGBTQIAPN+ no Direito, marcado pela troca e pelo aprendizado constantes. Segundo ele, tanto profissionais com décadas de experiência quanto estudantes em formação têm benefícios com esse convívio. “Ter participado da Frente ao longo deste ano me alegra ao ver a solidez do projeto e reforça sua importância como meio de incentivar e divulgar histórias de sucesso dentro da comunidade”, compartilha.

Sobre Lorena Serraglio

Lorena Pretti Serraglio é a primeira presidente da Frente Jurídica LGBTQIAPN+. Advogada com atuação nas áreas de Direito Digital, Proteção de Dados, Tecnologia e Cibersegurança, possui MBA em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito e formação pela Escola de Governança da Internet do Comitê Gestor da Internet do Brasil. Reconhecida pela Análise Advocacia nas especialidades de Direito Digital e no setor de Tecnologia — além de destaque regional no Estado de São Paulo —, também figura no ranking internacional Legal 500, nas categorias de Cibersegurança e Proteção de Dados. É autora de diversos artigos e livros sobre temas relacionados à sua área de especialização.

Sobre Bernardo Fico

Bernardo Fico é especialista em Direito Digital, Privacidade de Dados e Direitos Humanos, com atuação voltada também à defesa dos direitos LGBTQIAPN+. Possui LL.M. em Direitos Humanos Internacionais pela Northwestern Pritzker School of Law (EUA) e pós-graduação em Direito Digital pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É diretor do Legal Wings Institute, um centro independente de pesquisa sobre inteligência artificial, proteção de dados, plataformas digitais e inovação regulatória.